Memória LEOUVE

Debate propositivo e tenso abre semana decisiva de campanha em Caxias do Sul

Debate propositivo e tenso abre semana decisiva de campanha em Caxias do Sul

Um encontro para apresentar ideias, debater projetos e também para demonstrar a tensão dos últimos dias da campanha eleitoral à prefeitura de Caxias do Sul para os próximos quatro anos. A Rádio Viva 94.5 FM e o Portal Leouve transmitiram, na noite desta segunda-feira, dia 24, o debate que abriu a semana decisiva de campanha das coligações neste segundo turno.

 

Dando espaço para apresentações e livres proposições, os candidatos Daniel Guerra (PRB) e Edson Néspolo (PDT) abriram o encontro que teve a mediação do editor-chefe do Grupo RSCOM, Rogério Costa Arantes. Cada um teve três minutos para, novamente, se apresentar aos eleitores caxienses.

 

No segundo e terceiro blocos, tema livre entre Guerra e Néspolo no circuito fechado de perguntas entre eles. Os candidatos, por ordem definida em sorteio, perguntaram e responderam por duas vezes. Além de propostas, os políticos não deixaram de lado as provocações e ataques. 

 

A população esteve representada através de ouvintes e leitores que fizeram perguntas sobre os seguintes temas: Educação, saúde, segurança, servidores, planejamento e mobilidade urbana. Cada candidato respondeu três perguntas, definidas por sorteio. O tempo de resposta foi de dois minutos, sem direito a réplica e tréplica.

 

Mais dois blocos de questionamentos entre o republicano e o pedetista, com tema livre, marcaram a sequência do debate acalorado. 

 

O último bloco foi de considerações finais. Néspolo e Guerra tiveram três minutos cada um para expor suas ideias, opiniões e agradecimentos.

 

Edson Néspolo (PDT), avalia que o debate foi um espaço para se falar das conquistas e disse estar preparado para ser um bom gestor.

 

"Falar das conquistas que Caxias teve nos últimos anos. Nós não podemos ter essas perdas. Caxias cidade livre do analfabetismo, mais limpa do estado, melhor saneamento, melhor cidade para criar os filhos. Enfim, fizemos o Marrecas e tantas obras. Temos muito para nos orgulhar. Não está tudo feito. Temos questões para avançar na saúde, na segurança, reconhecemos isso, mas estamos preparados. Estamos preparados para ser um bom gestor, um bom prefeito, como fizemos em outros lugares onde administramos", salienta.

 

Daniel Guerra (PRB) diz que o debate é uma oportunidade para a população diferenciar os projetos que são apresentados.

 

"A possibilidade dos ouvintes conseguirem perceber que são dois projetos distintos. O projeto do oponente que é de continuísmo, mesmice, de quem já teve a oportunidade de governar por doze anos e agora quer mais quatro. Não fez em doze, não faz em quatro. E o projeto de Daniel Guerra. Projeto da mudança com segurança, gestão e inovação. A grande onda 10 que vai fazer com que as pessoas consigam eleger um projeto de cidade para as pessoas e não para os partidos", completa.

 

O pleito eleitoral ocorre domingo, dia 30. Os eleitores terão das 08h às 17h para votarem e decidirem o futuro de Caxias do Sul para os próximos quatro anos. A Rádio Viva 94.5 FM e o Portal Leouve, farão acompanhando especial desde as primeiras horas da manhã com a reportagem nas ruas da cidade para informar ouvintes e leitores sobre as eleições.