Memória LEOUVE

De campo a metrópole, Caxias do Sul completa 126 anos de história

De campo a metrópole, Caxias do Sul completa 126 anos de história

Caxias do Sul completa 126 anos de história nesta segunda-feira, dia 20 de junho. Tudo começou em 1875, com a chegada dos imigrantes italianos da região de Vêneto que formaram a Colônia do Campo dos Bugres. Dois anos mais tarde ela passaria a se chamar Colônia de Caxias, e em 1890 se tornaria Caxias do Sul. 

 

Atualmente Caxias do Sul possui mais de 474 mil habitantes, segundo projeção e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Para comemorar o aniversário os caxienses contaram ao Leouve quais são seus lugares preferidos em Caxias do Sul. 

 

E são vários os lugares da cidade que marcam os caxienses, para a estudante Talicya da Silveira de Oliveira, 15 anos, e com certeza, para muitas das pessoas que moram no município o Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos) é eleito como local favorito.

 

“O lugar que eu mais gosto é o Parque dos Macaquinhos, porque eu vou com meus amigos e me divirto lá”, conta Talicya.

 

O futebol também é uma das paixões dos caxienses. Juventude e SER Caxias dividem as atenções na cidade. Para Luan Kremmer, 24 anos não há nada como estar no Estádio Centenário, casa da SER Caxias.  

 

“Meu lugar favorito em Caxias do Sul é o Estádio Centenário. Lá eu vejo o Caxias jogar e sou muito feliz, extravaso tudo que tenho para extravassar lá, obrigado Caxias por essa alegria”, relata  Luan.

 

O jovem Roberto de Souza Alves, 10 anos, gosta mesmo é dos Pavilhões da Festa da Uva.

 

“Gosto dos pavilhões em primeiro lugar porque tem muita uva, também pelas máquinas de agricultura e as casas antigas”, diz Roberto. 

 

Se no passado Caxias foi construída com o suor dos imigrantes vindos da Itália, no presente ela se desenvolve com o esforço de pessoas que resolvem morar aqui em busca de uma nova vida.

 

Este é o caso por exemplo do frentista Luiz Cláudio Tomaz de Assis, de 55 anos, natural de Rio Pardo. Luiz venho para Caxias do Sul há 38 anos, em busca de emprego.

 

“Estou em Caxias desde 78,já faz 38 anos. Eu vim pra cá pois morava em uma cidade pequena que não tinha muito trabalho. Como eu tinha um amigo que morava aqui, ele me achou um emprego e estou em Caxias até hoje”, conta Luiz.

 

Os estudos e o amor pela música trouxeram a mineira Mariane Tadeu Moreira, 29 anos, à Caxias do Sul.

 

“Eu vim para Caxias do Sul em fevereiro de 2013. Eu pertencia a uma congregação religiosa e fui transferida do estado de São Paulo pra cá. Como já estava cursando a faculdade de música há um ano em São Paulo,não queria parar de estudar e transferi o curso para a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Hoje não pertenço mais a congregação religiosa mas decidi ficar para terminar meu curso”, explica Mariane.

 

Confira a matéria em vídeo: