Memória LEOUVE

Daniel Guerra convoca coletiva para tratar de situação dos médicos em Caxias

Daniel Guerra convoca coletiva para tratar de situação dos médicos em Caxias

O prefeito Daniel Guerra marcou para às 10h desta sexta-feira, dia 3, uma entrevista coletiva para falar a respeito da paralisação dos médicos concursados do município que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

Os profissionais estão sem trabalhar, por orientação do sindicato dos médicos, desde a última quarta-feira, dia 1º de março, data em que houve a assembléia da categoria e a decisão pela paralisação.

 

Ainda na quarta-feira, a secretaria de Saúde de Caxias do Sul apresentou ao para o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) a proposta para que os médicos cumpram sua carga horária. O encontro, no entanto, não contou com a presença dos médicos que atendem pelo SUS na cidade.

 

A nota avisando a imprensa sobre a entrevista foi enviada a imprensa no início da noite desta quinta-feira.

 

Números da paralisação

 

A paralisação dos médicos está afetando parcialmente os serviços nas Unidades Básicas de Saúde. Conforme levantamento divulgado pela prefeitura, 48 médicos de um total de 140 aderiram à paralisação.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde foram 37, sendo que as ausências foram registradas nos bairros Bela Vista, Centenário, Cinquentenário, Centro de Saúde, Cristo Operário, Desvio Rizzo, Esplanada, Eldorado, Fazenda Souza, Fátima Alta, Forqueta, Madureira, Parque Oásis, Planalto Rio Branco, Reolon, Rio Branco, São Caetano, São José, São Ciro, São Leopoldo, São Vicente, Salgado Filho e Vila Ipê. Já nos Centros Especializados de Saúde, seis dos dez médicos não atenderam durante a quarta-feira.

 

Neste segundo dia de greve, 39 médicos a mais do que na quarta-feira, dia 01, não compareceram ao trabalho. No CES, dos 13 médicos que deveriam atender na manhã desta quinta, três compareceram. Os serviços de eletrocardiograma, espirometria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia respiratória, além do Serviço Municipal de Infectologia, Ambulatório de Estomizados e Ambulatório de Pequenas Cirurgias, estão atendendo normalmente.