Memória LEOUVE

Daniel Guerra anuncia os primeiros secretários de seu futuro governo, em Caxias

Daniel Guerra anuncia os primeiros secretários de seu futuro governo, em Caxias

Os primeiros nomes que irão compor o futuro governo do prefeito eleito Daniel Guerra (PRB), em Caxias do Sul, foram divulgados na terça-feira, dia 13, via assessoria de imprensa. As definições foram referentes a duas secretárias municipais e a coordenação do Procon.

 

Quem assumirá a secretaria da Cultura, será a jornalista e escritora, Adriana Antunes. Com mestrado e doutorado em Letras, ela já fez parte da Comissão de Avaliação dos Projetos do Financiarte e, atualmente, participa do Conselho de Cultura da Film Comission, além de integrar o Centro Leitura Quindim, e atuar como professora e colunista. Um dos principais desafios da nova secretária será promover e levar atrações culturais aos diversos pontos do município. 

 

“A possibilidade de que a gente consiga estabelecer um diálogo, no sentido criar um mapa, e mais adiante um cronograma de reconhecimento e valorização de todas as artes que são produzidas no nosso município mas também de fomento. A ideia de fomentar um público leitor, uma formação de plateia é fundamental para que a cultura posso se estabelecer e para que todos tenha acesso ao que está sendo produzido na cidade”, destaca.

 

A secretaria de Desenvolvimento Econômico será comandada pelo empresário Carlos Heinen. Formado em Administração de Empresas e acionista da empresa Vidroforte, Heinen, tem uma vasta trajetória como líder empresarial com passagens pela presidência do Sindicato dos Vidros, Cerâmicas e Porcelanas do Rio Grande do Sul; vice e presidência da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul; e vice-presidência do Centro das Indústrias dos Rio Grande do Sul para a região nordeste. Como secretário Heinen trabalhará para que Caxias do Sul seja uma cidade competitiva na atração de novas empresas e desenvolvimentos.

 

“Vamos trabalhar juntos com outras entidades, junto com a classe empresarial, para termos a possibilidade de oferecer algo a mais além do nome Caxias do Sul, para que as empresas que estão se instalando no Rio Grande do Sul, optem por Caxias”, revela.

 

O nome do futuro coordenador do Procon também foi revelado pelo prefeito eleito, e será o de Luis Fernando Del Rio Horn. O advogado especializado em Direito Civil, tem titulações de mestrado e doutorado na área, além do possuir formação em História. Horn é professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, atua como advogado do Procon desde 2006. Uma das bandeiras do novo coordenador da entidade é preservar os direitos do consumidor em uma sociedade onde as compras e contratações de serviços são cada vez mais digitais.

 

“É um desafio para esses novos tempos que exigem reinvenção nas medidas de proteção e defesa do consumidor tanto do público em geral, como do público específico. O fato é que hoje, nós não estamos falando agressões nos meios tradicionais, são agressões em razão de novas tecnologias, como por exemplo a questão dos dados, onde o consumidor não tem a opção de ceder ou não seus dados ele é obrigado a isso para contratar um serviço”, explica.

 

Os três nomes já integram as equipes de transição do governo Guerra e assumem suas funções a partir do dia 1° de janeiro de 2017.