Memória LEOUVE

Crédito bancário para 71 mil contribuintes será realizado até 16 de maio

Crédito bancário para 71 mil contribuintes será realizado até 16 de maio

A Receita Federal já disponibiliza para consulta o lote multiexercício de restrições do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de maio de 2016, nesta segunda-feira, dia 9.

Serão contempladas as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015, e foram liberados da malha fina um lote de declarações do mesmo período. Pelo menos 71.781 contribuintes terão o crédito bancário realizado até o dia 16 de maio.

 

O contribuinte que quiser realizar a consulta para saber da sua declaração já foi liberada, basta acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. E ainda existe um aplicativo para tablets e smartphones que auxilia na consulta da situação do CPF e declarações. 

E o extrato da declaração é possível ver no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) e o contribuinte pode avaliar as inconsistências e realizar a regularização com a entrega de declaração retificadora.

 

Essa restituição estará disponível no banco durante doze meses e o contribuinte precisa resgatar durante esse prazo por meio do Formulário Eletrônico, Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento.

 

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento – telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Os montantes de restituição para cada exercício, e a respectiva taxa Selic aplicada podem ser consultados no site da Refeita Federal.