Memória LEOUVE

Comissão papal contra pedofilia quer resposta do Vaticano às vítimas

Comissão papal contra pedofilia quer resposta do Vaticano às vítimas Comissão papal contra pedofilia quer resposta do Vaticano às vítimas Comissão papal contra pedofilia quer resposta do Vaticano às vítimas Comissão papal contra pedofilia quer resposta do Vaticano às vítimas
Comissão papal contra pedofilia quer resposta do Vaticano às vítimas

O Vaticano deverá se organizar para responder todas as mensagens enviadas à Santa Sé pelas vítimas de abusos sexuais. A solicitação é da comissão papal de luta contra a pedofilia. O anúncio foi divulgado no final de semana, após a oitava reunião da comissão. "A comissão debateu sobre a importância de responder diretamente e com compaixão as vítimas/sobreviventes quando escrevem para os escritórios da Santa Sé", afirma um comunicado divulgado nesta segunda-feira, dia 27.

 

A recomendação para que o papa Francisco, em nome do Vaticano, escrevesse a todas as vítimas já havia sido recomendada pelo grupo. Porém, o ministério eclesiástico, responsável pela questão dos padres pedófilos se manifestou contrário a orientação. De acordo com a nota divulgada, este ato não seria uma obrigação do Vaticano e sim, um dever dos bispos. "Este ato de atenção pastoral é um dever dos bispos (…). É um mal-entendido pensar que este dicastério pode ocupar-se de todas as dioceses e ordens religiosas do mundo", explicou na oportunidade o secretário, cardeal alemão Gerhard Ludwig Müller.