Memória LEOUVE

Comissão do Senado aprova parecer que pede abertura do impeachment

Comissão do Senado aprova parecer que pede abertura do impeachment

A comissão especial de impeachment do Senado Federal aprovou, na manhã desta sexta-feira, dia 6 de maio, o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que indica a abertura de processo de cassação da presidente Dilma Rousseff. 15 senadores votaram pela aprovação do parecer, enquanto cinco votaram contra.

 

Depois da aprovação, a decisão da comissão deverá ser lida em plenário na próxima segunda-feira, dia 9. De acordo com o regimento interno, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) terá 48 horas após a leitura para marcar a votação do plenário, que está prevista para a quarta-feira, dia 11.

 

 

 

Dos 21 integrantes da comissão, apenas o presidente, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), não votou. Para votar a abertura do processo na quarta-feira, o quórum para a sessão é de 41 dos 81 senadores. Se a maioria simples (metade mais um) dos senadores presentes à sessão definirem pela abertura do processo, a presidente é afastada por até 180 dias para ser julgada pelo Senado, e o vice-presidente Michel Temer assumirá o comando do Palácio do Planalto. Se o relatório for rejeitado, o processo é arquivado.