Memória LEOUVE

Começa a definição do cenário político para corrida eleitoral em Canoas

Começa a definição do cenário político para corrida eleitoral em Canoas

O quadro político visando as eleições municipais de outubro começam a se desenhar na maioria das cidades do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em Canoas, o atual prefeito da cidade, Jairo Jorge/PT, deve dar o seu apoio a sua vice-prefeita, Beth Colombo/PRB. Colombo está pelo segundo mandato consecutivo no executivo. Confirmado este apoio, Nelsinho Metalúrgico/PT, que chegou a ser pré-candidato do seu partido, não deverá confirmar sua candidatura ao cargo. Nelsinho foi eleito vereador no município em 2004 e 2008. É ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Hoje está no seu segundo mandato como deputado estadual.

O PTB deverá indicar Luiz Carlos Busato. Ele está no seu terceiro mandato como deputado federal, após ter sido eleito vereador, em 2004. No governo Tarso Genro, foi secretário de Obras.  

Pelo PMDB, Cezar Paulo Mossini, que é vereador no município é o pré-selecionado do partido. Eleito ao cargo pela primeira vez, em 2000, no ano passado, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa.

Já o PDT, tem como pré-candidato, Dario Francisco da Silveira. Atualmente secretário de Obras de Canoas, licenciou-se da vereança em julho para assumir a secretaria. Em 2014, foi candidato a deputado estadual.

Felipe Martini, foi candidato a vereador pelo PPS em 2012 e atualmente está no PSDB. É advogado e ficou conhecido na região por ter sido presidente do Canoas Sport Club. Ele se apresenta como pré-candidato do tucanos ao cargo máximo da cidade da região metropolitana.

Fechando a lista dos possíveis candidatos ao executivo municipal aparece Gisele Uequed/REDE. Candidata em 2012 para a prefeitura pelo PTN, e a uma vaga no legislativo estadual em 2014 pelo PSB, ela é advogada, e também poderá ser uma das alternativas dos eleitores canoenses das eleições do dia 2 de outubro deste ano.

*Com colaboração de Julie Moresco.