Memória LEOUVE

Com trégua nas chuvas, nível dos rios começa a baixar na Serra

Com trégua nas chuvas, nível dos rios começa a baixar na Serra

As regiões Metropolitana, Serra, Noroeste e Centro do Rio Grande do Sul ultrapassaram, entre domingo, dia 16, e quarta-feira, dia 19, a média histórica de chuvas para todo o mês de outubro. O Litoral Norte e a Fronteira Oeste registram precipitação próxima ao esperado para os 31 dias do mês. As informações são da Sala de Situação do governo do Estado.

 

O município onde mais choveu esta semana foi Canela, na Serra, onde os pluviômetros marcaram mais de 240 milímetros. Até a tarde desta quarta, a cheia nos rios Taquari e Caí foi responsável pelo maior número de desabrigados na Região dos Vales.

 

Previsões indicam que a nebulosidade sobre o estado se dissipe a partir desta quinta (20), mas ainda prosseguem os alertas de atenção devido ao elevado volume acumulado de chuvas que impacta nas bacias hidrográficas do estado.

 

Mesmo com a trégua nas chuvas nesta quinta-feira, os rios da Serra Gaúcha e do Vale do Caí atingiram níveis bem acima do normal e, mesmo que tenham começado a baixar, ainda seguem monitorados, e centenas de famílias seguem fora de casa em municípios como Bom Princípio, Nova Petrópolis e São Sebastião do Caí, onde o rio voltou a subir e atingiu a marca de 13,61 metros.

 

 

Em Santa Tereza, o rio Taquari, que chegou a estar 10 metros acima do nível normal, baixou, e as cerca de 20 famílias de moradores ribeirinhos não chegaram a ser removidos.