Memória LEOUVE

Com garantia de reformas, ocupação no Cristóvão deve terminar nesta sexta-feira

Com garantia de reformas, ocupação no Cristóvão deve terminar nesta sexta-feira

Após pouco mais de um mês, a ocupação do Instituto Cristóvão de Mendonza, maior escola estadual de Caxias do Sul, chegou ao fim. Na tarde desta quinta-feira, dia 23, o Ministério Público, juntamente com a Procuradoria Geral do Estado, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação e a Direção da escola realizaram uma reunião com os ocupantes e assinaram um acordo que garante uma série de reformas na escola. O documento foi assinado pela coordenadora da 4ª CRE,  Janice Terezinha Zambarda Moraes, pelo advogado Jean Carbonera, pela Diretora da escola e por estudantes da ocupação.

 

Com a assinatura do projeto, que propõe um investimento de aproximadamente R$ 640 mil reais na infraestrutura do prédio, os estudantes concordaram em deixar o Cristóvão nesta sexta e as aulas devem ser retomadas normalmente na próxima segunda-feira, 27. Para encerrar o movimento de ocupação, os estudantes marcaram um ato às 17h de amanhã. Por meio de uma nota no Facebook, os alunos ainda convidam outros estudantes que participaram da ocupação na escola para realizar um mutirão de limpeza ao longo do dia.

 

O acordo também garante que os alunos que participaram da ocupação não serão prejudicados e terão as faltas justificadas desde o dia 8 de junho, data em que pais ocuparam parte do prédio e as aulas retornaram de forma parcial.

 

A coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Janice Terezinha Zambarda Moraes deve receber as chaves da escola às 18h de sexta-feira.

 

O projeto prevê a realização de uma licitação para o início das obras até julho de 2017. A previsão de conclusão da reforma é novembro do mesmo ano. 

 

O projeto assinado prevê:

 

-Cobertura das duas quadras poliesportivas com pavimentação adequada e pintura das modalidades esportivas;

-Duas passarelas cobertas com pavimentação adequada;

-Plano de proteção e prevenção contra incêndios;

-Pintura externa e interna;

– Substituição de janelas com colocação de grades;

-Troca de calhas;

-Reforma do auditório;

-Reforma de sanitários;

-Recuperação da pista de atletismo;

-Substituição das grades sobre o muro da escola;

-Substituição dos portões de acesso por portões eletrônicos;

-Substituição do paralelepípedo por pavimentação adequada;

-Reforma geral da rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária, pluvial, cloacal, sumidouro e caixa de gordura;

-Ampliação do refeitório;