
Foi inaugurada recentemente a maior ciclovia suspensa do mundo. Não, não foi no Brasil.
A obra que integra o sistema de mobilidade da cidade chinesa de Xiamen tem um trajeto em elevação de aproximadamente 8 quilômetros e tem total integração com a rede de ônibus local e as saídas do metrô da cidade.
A pista tem capacidade de até 2 mil bicicletas por hora e permite uma velocidade máxima de até 25km/h. Os portões de acesso se fecham automaticamente quando a pista atinge sua capacidade total. A cidade conta com sistema de aluguel de bicicletas, o que permite que todos habitantes usufruam da ciclovia suspensa e demais trajetos para as bikes.
A obra, por si só, já seria fantástica pois consegue tocar em pontos vitais de uma cidade: a mobilidade urbana, porque facilita e oxigena o trânsito; a saúde, porque propicia mais qualidade de vida pra quem usa a bike e o meio ambiente, pois se consegue tirar mais veículos da rua, o que reduz a poluição da cidade.
Mas existe um outro ponto… a educação. Sabe quem projetou essa ciclovia? Os estudantes de ensino médio da cidade que em oito anos desenvolveram o projeto para o concurso anual da Ciência e Tecnologia da Juventude da cidade de Xiamen.
São quatro pontos vitais atingidos com um projeto. Isso se chama planejamento. Planejamento sustentável.
E sem desvio de dinheiro…