A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o último sábado, dia 15, causou transtornos na Escola de Educação Infantil Dolaimes Stedile Angeli, conhecida como Caic, localizada na Zona Norte de Caxias do Sul. A escola, que atende 186 crianças de 0 a 4 anos, sofre com infiltrações no telhado.
Conforme Fabiane Oliveira Rodrigues, de 38 anos, mãe de uma aluna e membro do Conselho de Pais, a escola tem visíveis problemas de estrutura no telhado. Na tarde desta segunda-feira, dia 17, quando Fabiane foi levar a filha para a escola, se deparou com as goteiras. “Isso faz tempo. A gente já pediu melhorias para o telhado e nada foi feito. A gente só lembra quando tem o problema, mas é complicado”, reclama. Ela utilizou as redes sociais para tentar chamar atenção do poder público. No Facebook, Fabiane compartilhou fotos e um vídeo do momento em que chegou à escola.
Em um dos vídeos (veja abaixo), as educadoras da escola aparecem retirando as crianças de um dos cômodos da escola. Fabiane relata que o argumento do poder público é de que não há como realizar a manutenção no telhado. “Eles alegam que não há como mexer no telhado, porque é uma construção antiga”, diz.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) relatou ter conhecimento do problema. Segundo a Smed, uma equipe foi deslocada até o local para realizar os reparos emergenciais e a situação da escola será avaliada assim que a chuva cessar. Ainda de acordo com a Smed, as aulas não sofreram nenhum tipo de alteração nesta segunda-feira e a tendência é que transcorram normalmente amanhã.
Há duas semanas, outra escola da Zona Norte também apresentou o mesmo problema. Na ocasião, uma chuva de aproximadamente trinta minutos foi o suficiente para expor as infiltrações da Escola Alaíde Monteiro, no bairro Pôr do Sol. (Clique e veja).