Estamos próximos de uma época em que presentear com chocolate traz a felicidade para muitas pessoas. Quem não gosta de ganhar chocolate? As crianças que o digam, mas não só elas. Posso lhe adiantar que o independente de uma data para dar chocolate, um tipo de chocolate tem alguns benefícios à saúde, segundo estudos realizados na Suécia. Mas, é do chocolate amargo que estamos falando, que tem uma boa quantidade de flavonóides.
O consumo diário desse tipo de chocolate pode reduzir o risco de um acidente vascular cerebral, ajuda a fortalecer o coração, como o chocolate contém fibra, ajuda a saciar o desejo de ficar consumindo outros alimentos. Assim, aí invés de comer demais e provocar aumento de peso, o consumo regular de um pedaço de chocolate amargo pode diminuir a vontade de se alimentar. Pode parecer meio absurdo, mas o chocolate ajuda a acalmar a tosse, e ajuda uma pessoa que está deprimida, desanimada ou estressada a levantar a astral dessa pessoa. Uma boa porção de chocolate fará com a pessoa se sinta melhor.
Além disso, o benefício do chocolate amargo, aquele com um percentual mínimo de 70% de cacau, pode continuar fazendo maravilhas no nosso corpo. Ele pode melhorar a circulação, contribui com o fluxo de sangue que vai para o cérebro, consequentemente, para a retina, ajudando a melhorar a visão. E, se aumentou o fluxo de sangue no cérebro, nos sentiremos mais alertas, o que irá despertar a nossa presença no aqui e agora. Vai nos deixar mais ligados, mais espertos, iremos estar mais focados no que está ocorrendo, logo aprenderemos mais.
Agora, já sabe: um bom chocolate amargo, ao contrário do que muita gente pensa, não pode ser prejudicial. Alias nada em excesso é prejudicial.