Memória LEOUVE

Chefe do cartório vê crescimento de abstenções neste segundo turno em Caxias

Chefe do cartório vê crescimento de abstenções neste segundo turno em Caxias

A votação para o segundo turno das eleições em Caxias do Sul foi tranquila na manhã deste domingo, dia 30. Ao todo, seis urnas precisaram ser substituídas e 15 mesários faltaram em um universo de 4200 convocados.

 

Conforme o chefe de Cartório da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, a movimentação de eleitores na manhã deste domingo é cerca de 20% menor na comparação com o primeiro turno. Borowski acredita que isso pode refletir em um número maior de abstenções. “Nós fizemos alguns roteiros na cidade, acompanhando o processo de votação. Encontramos poucas filas e diferente do primeiro turno percebemos que o eleitor não está indo nesse primeiro horário para a votação. No primeiro turno, já tínhamos 50% dos eleitores votando. Agora são 20, 30%”, relatou.

 

A expectativa de Borowski é que os problemas com a biometria devem diminuir. “O índice de problemas com a digital deve baixar para 10%. Com mais tranquilidade, mais calma, com o mesário melhor capacitado a tendência é que o eleitor consiga fazer a biometria”, alega.

 

O Chefe de Cartório ainda fez um apelo aos candidatos que concorreram no primeiro turno. “A gente pede também que candidatos que concorreram no primeiro turno e presidente de partidos não fiquem fazendo contato com o eleitor na fila. A orientação é que eles circulem. Percebemos alguns candidatos fazendo isso durante a manhã e se voltarmos ao local e eles estiverem lá terão que responder por inquérito policial”.

 

A expectativa é de que a apuração deste segundo turno esteja concluída até às 19h.

 

Urnas que precisaram ser substituídas:

 

Sessão 94, na Escola Alexandre Záttera

Sessão 142, ainda antes do início da votação, no União Forquetense

Sessão 10, na escola Castelo Branco

Sessão 331, no Instituto Cristóvão de Mendoza

Sessão 474, na escola Zélia Furtado

Sessão 36, do Salão do bairro Cruzeiro.