A fiscalização para evitar a poluição visual está cada vez mais rígida em Bento Gonçalves. Atualmente, o trabalho é realizado em toda a abrangência da região central. Até está segunda-feira, dia 11, cerca de 300 estabelecimentos comerciais foram notificados, com o prazo de até 90 dias para se adequarem as normas da nova Lei das Placas.
A lei inicial sofreu adequações que passaram a entrar em vigor em novembro de 2014, inciando na área central. Mas a partir deste ano a fiscalização se estendeu também para os bairros e, não apenas ao comércio como para as indústrias. Os próximos bairros a serem fiscalizados serão o Planalto e o São Bento, conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico do município, segundo Márcia Bica, arquiteta e urbanista da secretaria e responsável pelas normas publicitárias.
"O objetivo é adequar a veiculação de publicidade à paisagem urbana, buscando uma linguagem única", ressalta Márcia.
Mas nem todos os lojistas ficaram satisfeitos com as normas, como é o caso da Nice Baranowski, gerente da Volpato, que considera as normas de publicidade muito pequenas, e isso dificulta na propaganda da loja. "A minha loja não é na rua principal e vou ter o terminal de ônibus bem em frente, então prejudica bastante, mas normas são normas", justifica.
E em casos do estabelecimento notificado não corresponder as indicações da SMDE no prazo estipulado, uma multa é cobrada do proprietário da empresa, podendo chegar a R$3 mil. O prazo final para manter a cidade toda dentro das normas é até 2018.
Sobre a Lei das Placas 5.118
A lei disciplina o uso de elementos publicitários presentes nas áreas públicas, que acabam sendo formadores da paisagem urbana, criando novos padrões, mais restritos, de comunicação institucional, informativa e indicativa, além de mecanismos de fiscalização sobre a intervenção da publicidade e propaganda ao ar livre na paisagem urbana.
Em caso de não cumprimento da lei, os estabelecimentos estão sujeitos à multa e, em caso de reincidência, podem ter letreiros e materiais publicitários removidos.