Memória LEOUVE

Centro de Valorização da Vida é inaugurado em Garibaldi

Centro de Valorização da Vida é inaugurado em Garibaldi

Com o objetivo de oferecer serviço gratuito e voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio, foi inaugurado no último sábado, dia 18, o Centro de Valorização da Vida (CVV), em Garibaldi. A iniciativa conta com 24 voluntários da região, que prestam atendimento emocional por telefone, pelo número 188.

 

Para que a atividade fosse mantida no município, em 2016 foi criado o Núcleo de Apoio à Vida de Garibaldi (Naviga), uma entidade sem fins lucrativos e que gerencia os trabalhos do CVV. O posto de Garibaldi está localizado junto à secretaria municipal de Saúde.

 

Conforme a presidente do Naviga em Garibaldi, Cristina Pont Ferreira, o trabalho é um diferencial, pois conta com atendimentos afetuosos, em um momento de afastamento entre as pessoas, com as facilidades das redes sociais. “O atendimento é sem pressa e sem intervenção, irrestrito e anônimo, focado na escuta. O diferencial é por se tratar de uma ajuda profissional com escuta amorosa, afetiva, mas sem julgamentos”, disse.

 

Para o prefeito Antonio Cettolin, aqueles que trabalham no auxílio às pessoas, pensam na saúde e na vida, e por isso a administração apoiou o projeto. "Em uma sociedade turbulenta, encontrar voluntários dispostos a ajudar pessoas tristes a voltar a sorrir, nos enche de orgulho”, afirmou.

 

O trabalho da rede CVV funciona através de ligação telefônica gratuita. Ao ligar para o número 188, a pessoa é direcionada a algum dos centros do país, possivelmente fora do Estado, para reforçar o sigilo do atendimento.