Juventude e Caxias entraram em campo na manhã deste domingo, dia 2, em jogo válido pela partida de ida das quartas-de-finais do Gaúchão 2017. Jogando no Alfredo Jaconi o Caxias venceu o clássico Ca-Ju 282, pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Júlio César ainda no primeiro tempo.
O jogo teve início truncado com entradas duras e disputas acirradas pela bola, apesar do Juventude ter se mostrado mais agressivo quem abriu o placar foi o Caxias. Aos 16 minutos, Júlio César recebeu a bola na intermediária, limpou a marcação e acertou um belo chute de longa distância para fazer a festa da torcida grená em pleno Jaconi. Mesmo atrás no placar, o Juventude não teve forças para buscar o ataque e ficou preso na boa marcação do time de Luis Carlos Winck, sem conseguir finalizar com perigo no primeiro tempo. O Caxias por sua vez apostava nos contra-ataques.
Na volta do intervalo o técnico Gilmar Dal Pozzo, promoveu duas mudanças, saíram Bruno Ribeiro e Sananduva, para as entradas de Taiberson e Lucas no Juventude, mesmo assim o panorama seguiu igual, com o time da casa preso na marcação grená. O Juventude até teve algumas oportunidades com escanteios e cobranças de falta, mas nada que tirasse a tranquilidade do goleiro Marcelo Pitol.
Aos 31 minutos, Taiberson que havia entrado no intervalo saiu do time para dar lugar a Dionas Bruno, a mudança não surtiu efeito e o atacante mal tocou na bola. Com 39 minutos Wallacer cruzou e Caprini por pouco não conseguiu finalizar em ótima chegada alviverde. Um minuto depois, novo cruzamento de Wallacer, cabeceio de Caion e defesa tranquila de Pitol. O lance de maior perigo aconteceu aos 45 minutos, Pará cruzou, e durante confusão na área Caprini, Dionas Bruno e Caion tentaram, mas não conseguiram finalizar. Fim de jogo e festá grená no Alfredo Jaconi, assim como aconteceu na fase de grupos o Caxias venceu o rival fora de casa por 1 a 0.
A volta das quartas-de-finais acontece no próximo domingo, dia 9, no Estádio Centenário. Em vantagem após a vitória no Jaconi, o Caxias joga pelo empate para avançar a semifinal do Campeonato Gaúcho. O Juventude precisará fazer dois gols para seguir vivo na competição, novo 1 a 0 só que para o time alviverde leva a decisão para os pênaltis.