Memória LEOUVE

Caxias cumpre meta do Ideb para séries iniciais do ensino fundamental

Caxias cumpre meta do Ideb para séries iniciais do ensino fundamental

O Governo Federal divulgou na última quinta-feira, dia 9, os resultados do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano de 2015. A exemplo do que ocorreu em 2013, Caxias do Sul conseguiu cumprir a meta proposta pelo indicador nas séries iniciais – 4º e 5º ano, mas ficou abaixo da meta no indicador das séries finais do ensino fundamental – 8º e 9º ano.

 

Na comparação com a média estadual, Caxias leva vantagem de meio ponto percentual em ambos os indicadores.

 

 A meta proposta pelo Governo Federal para as séries iniciais – 4º e 5º ano – era atingir a nota de 5,8 em 2015. Na avaliação, o município recebeu nota 6. A escola municipal que obteve maior nota foi o Catulo da Paixão Cearense, com 7,2. A pior foi Paulo Freire, com 4,9. A média estadual no quesito é de 5,5. 

 

Já no que se refere às séries finais do ensino fundamental – 8º e 9º ano, a meta projetada para 2015 era de 5,3. No indicador, Caxias obteve nota de 4,9. O melhor desempenho entre escolas do município foi da escola Padre Antônio Vieira, com nota 6. Já a escola José Bonifácio recebeu a pior nota, sendo avaliada com 3,6. A média estadual no quesito foi de 4,8.

 

No geral, a escola que obteve melhor índice no Ideb em Caxias foi a escola estadual Evaristo de Antoni, com 7,3 nas escolas iniciais. Nas séries finais, a escola estadual Dr. Assis Antônio Mariani e a escola municipal Padre Antonio Vieira obtiveram nota 6.

 

O Ideb foi criado em 2005 com o intuito de medir o desempenho do sistema educacional brasileiro. As provas são aplicadas para os alunos do ensino fundamental e médio, com questões de português e matemática. Para obter a nota final, o índice das provas é multiplicado pela taxa média de aprovação.