Memória LEOUVE

Caxias: alunos desocupam Aristides Germani e Cristovão pode ter confronto

Caxias: alunos desocupam Aristides Germani e Cristovão pode ter confronto

Após 28 dias de ocupação os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cavalheiro Aristides Germani decidiram em desocupar o prédio da instituição e anunciar o retorno das aulas na próxima segunda-feira, dia 20.

 

A decisão por sair da escola aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 16 de Junho. De acordo com a nota lançada nas redes sociais pelos líderes do movimento, os alunos se comprometeram com a limpeza e organização do local nos próximos dias.

 

Na próxima segunda-feira, dia 20, as aulas devem retornar normalmente na escola. Na nota os alunos agradeceram os professores, pais, alunos e apoiadores em geral do movimento. Também disseram que não vão baixar a cabeça para atitudes fascistas, fazendo referência a uma tentativa de invasão da escola por parte de alguns pais no último final de semana.

 

Eles ainda dizem, em nota, que a ocupação obteve resultados. O principal deles é o adiamento da votação do PL/044, que permite maior intervenção das empresas nas escolas, e também a liberação de uma verba de R$ 40 milhões para investimento imediato em infraestrutura nas escolas do Rio Grande do Sul.

 

De acordo com Bruno Mendes, 19 anos, aluno do terceiro ano e um dos líderes do movimento de ocupação, a luta não termina, pois ainda há uma pauta interna de reivindicação que não será esquecida. “Nossa luta agora será por derrubar a equipe diretiva, que mantem um regime militar aqui dentro. Vamos continuar nessa luta. As aulas voltam, mas a luta nossa será ‘FORA JÁ GUACIRA’ “

 

Conforme Bruno os manifestantes garantem que as aulas irão voltar tranquilamente, uma vez que o diálogo com os professores será normal, mas com a direção o contato será sempre através de protestos.

 

Só uma escola segue ocupada

 

Após a decisão de desocupar a Escola Aristides Germani, agora somente o Cristovão de Mendoza está ocupado por pais e alunos.

Inclusive os pais estão organizando um movimento pela desocupação para a manhã desta sexta-feira, dia 17.

 

Ontem houve um princípio de confusão entre pais e alunos, que tentaram retomar o espaço perdido nos últimos dias pelo movimento dos que são contrários a ocupação.

 

De acordo com informações repassadas a reportagem do Portal Leouve, a Brigada Militar está atenta ao movimento no entorno da escola já que algumas vans com alunos de outras escolas e também com manifestantes de Porto Alegre chegaram na noite desta quinta para, ajudar na tentativa de retomar a força parte do prédio da escola que está controlada pelos pais. Um confronto não está descartado dentro da escola ainda nessa madrugada.

 

 

NOTA DOS ALUNOS DA ESCOLA ARISTIDES GERMANI

 

A OCUPAÇÃO TEVE RESULTADOS! VITÓRIAS FORAM CONQUISTADAS! Hoje iniciamos a limpeza e arrumação do local. SEGUNDA-FEIRA as aulas retornarão normalmente, mas a escola nunca mais será a mesma.

 

Nós, alunos, estamos mudados e motivados para novas conquistas. Somos conscientes e de espírito revolucionário e JAMAIS baixaremos nosssas cabeças diante à ações fascistas.

 

Não aceitaremos mais nenhum tipo de abuso e injustiça dentro desta escola. Agradecemos o apoio e compreensão de todos aqueles que PROTEGERAM, CUIDARAM e ZELARAM por nós, sendo eles pais, professores e apoiadores do movimento, VOCÊS NOS ENSINARAM MUITO E SEREMOS ETERNAMENTE GRATOS, FORAM AS MELHORES AULAS QUE TIVEMOS.

 

OBRIGADO PROFESSORES ! OBRIGADO PAIS! OBRIGADO OFICINEIROS! OBRIGADO APOIADORES! OBRIGADO ALUNOS que compreenderam a ocupação e mesmo sem estarem presentes de corpo, estiveram de alma.

 

Nossa luta é, foi e sempre será válida e NÃO MORRE HOJE! Nunca aprendemos tanto. A ocupação nos fez acordar para exercer de fato a cidadania. NÃO NOS CALAREMOS! Nada que nos deixe insatisfeitos passará! Viva a revolução! Viva a militância!”