Memória LEOUVE

Caminhão com excesso de carga é autuado na BR-470, em Bento

Caminhão com excesso de carga é autuado na BR-470, em Bento

A Polícia Rodoviária Federal de Bento Gonçalves (PRF), na noite de segunda-feira, dia 13, durante fiscalização, autuou um motorista, que dirigia um caminhão com 19 toneladas de excesso de peso que transportava areia, na BR 470, em Bento Gonçalves.

 

Para comprovar a infração, a PRF escoltou o veículo até uma balança. Ao chegar próximo a área de pesagem, o motorista informou que havia ocorrido uma falha no caminhão, impedindo-o de continuar o trajeto. Desconfiados da situação, os policiais conversaram com o homem, informando-o das consequências legais que pesariam contra ele, caso o defeito fosse uma tentativa de burlar a fiscalização. Instantes depois, o veículo voltou a funcionar e foi então pesado.

 

Após a verificação, foi lavrado auto de infração pelo excesso de peso e realizado o transbordo da carga para outro veículo. A empresa proprietária do carro receberá uma multa de aproximadamente R$ 5 mil pelo crime.

 

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), um caminhão com de excesso de carga causa, aproximadamente, 10 vezes mais danos ao pavimento do que se estivesse com o peso normal. Além disso, o sistema de frenagem está ajustado para um determinado peso que, se não corresponde ao que o veículo está transportando, reduz à metade a eficiência dos freios.