Memória LEOUVE

Câmara de Bento faz estudo sobre impacto da redução do salário de vereadores

Câmara de Bento faz estudo sobre impacto da redução do salário de vereadores

O requerimento para que a Mesa Diretora da Câmara de Bento Gonçalves encaminhe um projeto de lei para a redução dos salários dos vereadores foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 16.  A autoria é dos vereadores Neilene Lunelli (PT), Marlen Pelicioli Ballottin (PPS) e Adriano Nunes(PPS). Agora, a presidência da Casa possui um prazo de 15 dias para se manifestar sobre o assunto. Segundo o presidente do Legislativo, Valdecir Rubbo, um estudo sobre economia que a medida pode acarretar aos cofres públicos está sendo realizado. 

 

 Rubbo ressalta que um abaixo-assinado com o mesmo objetivo deve ser entregue no dia 27 de maio. O prazo para esta alteração encerra 60 dias antes das eleições.

 

“Nós vamos aguardar até este dia para receber o que vem da comunidade, evidentemente, que depois a mesa vai tomar algumas medidas, mas se é de comum acordo e com aprovação, evidentemente, que a Mesa fará a aprovação de um projeto de redução de salário”, afirma, ao destacar que essa proposta, junto com a de redução do número de vereadores, será tratada com atenção.

 

Para a vereadora Neilene, a redução do número de vereadores significaria também a perda de representatividade. “Então estamos propondo à Mesa Diretora que se é para diminuir os custos da Câmara que se diminua o salário dos vereadores, que é o que a população está pedindo. Ela não está pedindo a diminuição do número de vereadores e sim a diminuição dos salários dos mesmos”, afirma

 

Segundo a vereadora Marlen, esse requerimento foi elaborado sendo seguido um clamor da população. A parlamentar destacou o fato de haver um abaixo-assinado com este objetivo. “Para reduzir custos, o ideal é a redução do salário do vereador. Então esse requerimento foi encaminhado para a Mesa Diretora porque, é na verdade, uma competência da Mesa essa iniciativa”, destaca.