Memória LEOUVE

Câmara convoca audiência pública para tratar das mudanças no trânsito em Caxias

Câmara convoca audiência pública para tratar das mudanças no trânsito em Caxias

A sessão representativa da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul desta terça-feira, dia 17, foi marcada pelos pedidos de informações ao prefeito Daniel Guerra acerca das principais mudanças realizadas pelo executivo já na primeira quinzena de governo. Os principais esclarecimentos tratam das mudanças na área central do município e da fiscalização da Visate, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. Uma audiência pública para tratar do tema foi convocada para o dia 2 de fevereiro.

 

O vereador Rafael Bueno (PDT) solicitou informações ao Executivo sobre as mudanças no SIM Caxias. Bueno pede que sejam apresentados os estudos técnicos realizados para a liberação da conversão à direita em alguns cruzamentos da rua Sinimbu e Pinheiro Machado. “Ele descumpriu uma determinação do Ministério Público. Durante todo o período de campanha, o prefeito frisou que estaria embasado em estudos técnicos, mas pelo que a gente sabe nenhum servidor deu o aval para esse retrocesso. Então gostaria de ter essas informações para que a gente não tenha surpresas em março”, declarou o vereador.

 

Ainda conforme o vereador, o real impacto das mudanças propostas pelo novo prefeito só poderá ser sentido pela população efetivamente a partir de março. “Esse pedido de informação não é uma avaliação das medidas adotadas pelo prefeito Guerra. Até porque uma avaliação correta só poderá ser feita em março, quando as aulas retornarem e as empresas retornarem à normalidade”, explicou Bueno.

 

O vereador Elói Frizzo (PSB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, uma audiência pública com a presença da União das Associações de Bairros será realizada na tribuna da câmara no dia 2 de fevereiro. “Essa audiência pública é uma solicitação da UAB, com base em uma recomendação do Ministério Público que foi encaminhada ao prefeito. O MP pedia que as mudanças tivessem embasamento técnico profundo. Lamentavelmente o prefeito já se precipitou e encaminhou alterações no projeto anterior sem que houvesse, ao menos publicamente, essa motivação técnica”, defendeu Frizzo.

 

A audiência pública teve contar com a presença de um Promotor Público, do atual Secretário de Trânsito Cristiano de Abreu, do ex-secretário Manoel Marrachinho e de membros da UAB e da sociedade civil. 

 

De olho também no impacto do reajuste da água

 

O primeiro pedido trata de informações a respeito do reajuste de tarifas da água. De autoria do vereador Elói Frizzo (PSB), o requerimento pede que o prefeito apresente os estudos de impacto econômico que embasaram a decisão de diminuir o reajuste da tarifa de água no município. O decreto inicial propunha o aumento de 8,11% na tarifa. O prefeito eleito, por meio de um novo decreto, revogou o reajuste para 6,45%.