Memória LEOUVE

Câmara aprova suplementação para 13º e rejeita CPI sobre contas

Câmara aprova suplementação para 13º e rejeita CPI sobre contas

Na última sessão ordinária antes do recesso de 30 dias, os vereadores de Bento Gonçalves votaram dois assuntos importantes. Sem qualquer surpresa, foi aprovado em regime de urgência e por unanimidade o projeto de Lei número 1 de 2017, pelo qual o Executivo está autorizado a abrir crédito especial no orçamento de  R$ 2.975.178,90 para as unidades orçamentárias das secretarias municipais. Desta forma conseguirá pagar – após sanção do prefeito – os 60% restantes do 13º salários de 2016 do municipalismo. Os recursos serão remanejados de três fontes: as secretarias de Saúde, Educação e Administração.

 

 

Na mesma sessão, 36 proposições de vereadores foram apresentadas. E todas, com exceção de uma, foram aprovadas em bloco e sem leitura.

 

A proposição votada em separado era do vereador Moacir Camerini e solicitava a criação de uma CPI que investigasse a origem das dificuldades financeiras do município. Nela estão citados o atraso no pagamento de empresas terceirizadas, que inclusive levam a paralisação de serviços importantes como o atendimento de médicos contratados para os postos de saúde. Outro atraso é justamente o da quitação do 13º. Por fim o vereador cita o apontamento, pelo TCE, do gasto excessivo com pessoal, ultrapassando o limite legal.

 

O pedido de CPI foi rejeitado por 12 x 4. Votaram a favor apenas os vereadores Jocelito Tonietto e Moacir Camerini (PDT) e Idasir dos Santos e Agostinho Petrolli, ambos do PMDB.