Memória LEOUVE

'Brigada Online' começa a operar em viaturas do policiamento comunitário

'Brigada Online' começa a operar em viaturas do policiamento comunitário

Durante a Operação Comando Itinerante, realizada em Ana Rech na tarde desta quinta-feira, dia 13, em Caxias do Sul, a Brigada Militar apresentou o novo modelo de registros de ocorrências online. O projeto é pioneiro e inédito no Rio Grande do Sul.

 

Com o nome de “Brigada Online”, o aplicativo permite ao policial o registro de ocorrências no local do fato. Os dados lançados serão enviados virtualmente ao Poder Judiciário e as viaturas terão impressoras acopladas para que as ocorrências sejam impressas no momento do atendimento. Até então, os policiais já faziam esse registro de ocorrência, mas de forma manuscrita e posteriormente os dados eram informatizados.

 

O sistema foi implementado em oito viaturas do policiamento comunitário, além dos módulos nos parques mais movimentados da cidade, no Cinquentário e no Parque dos Macaquinhos. 

 

Conforme o capitão Flori Chesani Junior, um dos coordenadores do projeto de informatização da BM, a ideia é agilizar o processo para garantir mais policiais na rua. “A partir de hoje, todas essas viaturas poderão fazer o atendimento de boletim de ocorrência e termo circunstanciado e demais documentos via tablet, no local da ocorrência. Isso vai facilitar muito o trabalho da BM, porque vai propiciar termos mais atividades atuando na atividade-fim e também para a comunidade, porque os documentos poderão ser solicitados de forma online”, destaca.

 

A partir de agora, todas as ocorrências atendidas pelos policiais que contam com o sistema informatizado passarão pelos tablets. O registro online só não vale em caso de flagrante, já que nestes casos é necessário que as partes envolvidas na ocorrência sejam apresentadas na delegacia de polícia.