Memória LEOUVE

Bilhão, bandalheira e um bando de babacas

Bilhão, bandalheira e um bando de babacas

A força-tarefa da Operação Lava-jato anunciou que hoje de tarde vai ser realizada uma nova coletiva de imprensa em Curitiba para atualizar o andamento da operação que, diferente do que andam dizendo por aí, não está parada.

 

Ao menos é isso o que garante o Ministério Público Federal, e essa coletiva deverá provar que, ao contrário, disso, a operação segue atuando, cada vez mais imbricada no esquema que assolou os cofres da Petrobrás.

 

Desta vez, o Ministério Público não autorizou a realização da coletiva em sua sede, como de costume, e a coletiva não será transmitida ao vivo na internet, como em outras vezes.

 

A coletiva, que começa as duas horas da tarde, vai ser realizada em um hotel no centro de Curitiba, e já está sendo aguardada como uma "coletiva bomba".

 

O que será revelado ninguém sabe, ninguém viu e nem ousa especular. Terá a ver com as investigações em torno de Lula e seus tentáculos, ou ao pedido de prisão feito em São Paulo?

 

Ou será que as atenções estarão voltadas ao agora ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha?

 

Ou será que, finalmente, vamos ouvir falar da famosa lista de Janot? Ou quem sabe a lista de Furnas e seus emplumados tucanos?

 

São tantas emoções, como diria o rei Roberto, que é preciso ter cuidado pra não terminar o dia infartado numa mesa de hospital.

 

O certo é que as apostas estão abertas e a única coisa garantida é que se espera mesmo uma revelação bombástica.

 

Mas antes da explosão, a força tarefa da Lava-jato atualizou os números da corrupção do petrolão, e eles impressionam cada vez mais.

 

Até agora, o Ministério Público calcula que os ressarcimentos dos valores desviados da estatal já chegam ao pedido da bagatela, com b, de 22 bilhões de reais. Isso mesmo, 22 bilhões de reais, com o mesmo b de bolada, que é o que levaram da Petrobrás e que roubam da gente há décadas e décadas amém.

 

E tem mais: os crimes denunciados até agora envolvem o pagamento de mais de 6 bilhões de reais em propina. De novo, com um imenso b de bandalheira.

 

Dessa dinheirama toda, 3 bilhões de reais, com o mesmo b de babacas que está escrito na testa do povo brasieiro, já foram recuperados.

 

E nós seguimos por aqui, todos aguardando as cenas dos próximos capítulos. Hoje, teremos mais um suspeito ocupando a presidência da Câmara dos Deputados, no dia em que a comissão do Senado vai votar o relatório do senador Anastasia, que reafirma os crimes de responsabilidade que teriam sido cometidos pela presidente Dilma Rousseff.

 

Hoje começa a contagem regressiva pro praticamente inevitável afastamento de Dilma por pelo menos 180 dias. E esses dias, caríssimos leitores, todos eles, serão ainda mais longos.

 

Mas hoje, nessa sexta-feira em que Brasília já treme com medo das manchetes das revistas do final de semana, a força tarefa anuncia a tal coletiva bomba.

 

 

Não se sabe o que virá, mas já estamos ouvindo, em alto e bom som, o silêncio ensurdecedor que precede a explosão.