As apreensões de drogas feitas pela Polícia Civil neste final de semana foram as maiores dos últimos seis anos em Bento. A afirmação é do delegado Leônidas Augusto Costa Reis, titular do 1º Distrito Policial de Bento Gonçalves. Na ação policial da noite de sábado, que envolveu 12 policiais entre Polícia Civil e Brigada Militar, no bairro Conceição. Foram presas três pessoas e uma menor foi apreendida. Os elementos responderão por tráfico de drogas, formação de quadrilha e associação ao tráfico.
– Foi uma apreensão em três momentos. Primeiro apreendemos nas casas, posteriormente, foi achada droga em um matagal e na manhã de domingo, a Brigada Militar localizou mais drogas abandonadas em um matagal, o que somou uma quantidade significativa de entorpecentes – explica o delegado.
Foram apreendidas 1500 pedras de crack, meio quilo de cocaína e aproximadamente 40 quilos de maconha, R$ 8 mil em dinheiro, celulares e veículos usados no tráfico.
– Havia inclusive droga embalada para comercialização e pronta para consumo – ressalta Reis.
O delegado explica que o local já vinha sendo monitorado e todas as pessoas presas são reincidentes.
– É uma família já conhecida da família. Todos tem já condenações por tráfico e o ponto já é conhecido. Vínhamos monitorando e conseguimos, nesta ação surpresa, lograr êxito e realizar esta grande apreensão, que é a maior dos últimos seis anos.
A única apreensão superior a esta, em termos de resultado, nesta década, foi realizada em 2006, quando foram apreendidos 57 quilos de entorpecentes. Na época, houve uma ação conjunta com o DENARC de Porto Alegre e houve o emprego de 50 policiais. Na ocasião, o traficante preso foi um integrante desta mesma família.
Outro detalhe curioso desta ocorrência foi que, durante a ação policial, uma das líderes da quadrilha, uma senhora já conhecida traficante e que possui condenações por esse crime, ao ser presa, vestia uma camiseta da campanha "Crack, Nem Pensar", lançada há alguns anos para o combate ao tráfico de drogas.
Ouça o aúdio com o delegado Leônidas Augusto Costa Reis: |
{audio}images/arquivos/audios/diego.franzen/APREENSAO DE DROGAS FOI A MAIOR DOS ULTIMOS SEIS ANOS EM BENTO – DIEGO FRANZEN.mp3{/audio}