Memória LEOUVE

Bento: presídio deve sair do papel em breve, segundo secretário de segurança

Bento: presídio deve sair do papel em breve, segundo secretário de segurança

A construção do novo presídio de Bento Gonçalves depende somente da avaliação do estado sobre a área da atual casa prisional e de outras áreas que devem ser permutadas para as obras, segundo o secretário de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, que cumpriu agenda na cidade na manhã desta sexta-feira, dia 25.

 

Schirmer esteve reunido com o prefeito Guilherme Pasin, para trata do assunto que é uma das prioridades do município hoje, principalmente após as recentes denúncias de um “comando paralelo” feito pelos próprios apenados na casa prisional.

 

O secretário afirmou em entrevista coletiva a imprensa que o desenrolar dos trâmites para o início das obras de construção do novo presídio está em fase final “eu posso afirmar com absoluta segurança que este assunto vai deslanchar rapidamente, e o que significa rapidamente? Estamos dependendo da avaliação que está sendo feita pelo estado, que está em vias de ser concluída não só sobre área onde está o atual presídio mas também outras áreas do estado ou de imóveis do estado que se necessário vão se incorporar e somando esses recursos para que se possa o mais rapidamente possível construir um novo presídio neste município”.

 

Perguntado sobre a atual situação do sistema carcerário do RS, Schirmer comparou a “antessala do inferno”. Segundo ele “não só aqui em Bento, mas o sistema prisional do RS é o caos, eu visitei alguns, é a antessala do inferno, é um depósito de seres humanos, pela superlotação, pela falta de qualidade desses presídios e mais grave ainda, é uma fábrica de criminosos, uma escola de criminalidade” destacou.

 

Após a reunião com o prefeito Pasin, o secretário se dirigiu até a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde participou da inauguração de dois cartórios do Programa Mediar – o projeto foi transformado em programa da Polícia Civil, através da Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia, com objetivo de avançar nos ideais de mediação não punitivas, sendo contraponto da justiça retributiva. A técnica deste processo nada mais é do que a aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso – após o secretário visitou o Presídio Estadual de Bento Gonçalves. Várias autoridades do município participaram do encontro com o secretário. Na parte da tarde Schirmer cumpre agenda em Garibaldi e participa da inauguração do Presídio de Lajeado.