

Em um primeiro momento o professor e Diretor do Museo Del Vino De Morales de Toro España, Luis Vicente Elías Pastor, falou sobre a Paisagem Vitícola. Ressaltando a importância como patrimônio e recurso diferencial para o fortalecimento do enoturismo.
Na segunda parte o Arquiteto, Jesus Marino Pascual, destacou o papel primordial da arquitetura na atração de turistas, além da abordagem em construções de vinícolas. Pascual utilizou como exemplo a cidade de Rioja, na Espanha, que é uma das principais regiões do enoturismo mundial. Rioja se desenvolveu com a criação do Museu do vinho, e com projetos arquitetônicos que passaram atrair turistas a Ysios, Marqués de Riscal e Antion.Segundo Jesus, os empreendedores começaram a pensar mais nos visitantes, e por isso planejaram áreas dedicadas a eles, como hotéis, restaurantes, áreas de degustação e varejo.
Para o secretário de Turismo, Gilberto Durante, a conferência destacou a preocupação com a preservação das paisagens. "Nossa região é cercada por paisagens belíssimas, e muitas não são aproveitadas. A conferência desta noite certamente lançou a provocação de como podemos utilizar estes espaços como forma de atrair mais visitantes, e preservar como patrimônio da identidade cultural", ressaltou.