Memória LEOUVE

Bento: 'Leãozinho do Bem' estimula doação do IR a projetos sociais

Bento: 'Leãozinho do Bem' estimula doação do IR a  projetos sociais

Quem quiser destinar parte do seu imposto de renda para ajudar entidades assistenciais de Bento Gonçalves pode fazer através da campanha “Leãozinho do Bem”. Idealizada pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), a campanha trabalha para mostrar como cidadãos e empresas podem aplicar diretamente no município uma parcela do imposto devido ao Governo Federal.

 

Quem quiser colaborar, precisa ficar atento a um prazo importante, que vai facilitar muito este processo: se a destinação for concretizada até o dia 30 de dezembro, os recursos vão para a conta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Isso permite a aplicação imediata dos valores em ações desenvolvidas na cidade. Concluída essa etapa, basta apresentar o comprovante na declaração, que é realizada entre março e abril do próximo ano, e a destinação do recurso está confirmada.

 

Quanto e como ajudar

O limite de destinação para pessoas físicas é de 6%, desde que a futura declaração utilize o formulário completo. Para pessoas jurídicas, fica em 1%, contabilizado sobre o lucro real. O procedimento é simples: depois do cálculo do IR total, basta efetuar o depósito correspondente ao percentual na conta do Comdica (confira as informações abaixo) e enviar o comprovante ao órgão por e-mail, juntamente com seus dados. Por fim, guarde o recibo emitido pelo Conselho para ser apresentado na declaração.

 

No momento do contato com o Comdica, também é possível informar alguma instituição local para onde o repasse deva ser destinado. Caso essa escolha seja feita, 70% do montante sinalizado vai para ela, e os outros 30% são divididos entre as demais. O banco Sicoob Meridional oferece um financiamento sem qualquer tipo de juros para pessoas físicas, caso desejam receber o percentual repassado antes da restituição.

 

 

Em Bento Gonçalves, as entidades credenciadas para receber o benefício são Associação dos Surdos de BG; Associação Pró Autista Conquistar; Circulo Operário; Farrapos Rugby Clube; Fundação Bertolini; Lar da Caridade; Senat; Sest; SECPEBG – Bento Vôlei; SSVP; Associação Amigos das Crianças; Associação Atlética de Bento Gonçalves; Instituto Tarcísio Michelon (ITM); ADVBG; AIDD; AABB; Abraçaí; Adef e Apae.