As belas paisagens e atrativos de Bento Gonçalves, entre gastronomia, enoturismo, preservação da cultura italiana e parreirais de uva, mais uma vez foram quesitos para selecioná-la entre os 20 lugares mais bonitos do Brasil, conforme aponta a pesquisa da rede americana CNN. No Rio Grande do Sul, os dois destinos turísticos contempladas foram a Capital do Vinho e São Miguel das Missões.
Em 2014 a mesma pesquisa havia sido feita e a Capital do Vinho estava lá, entre as selecionadas. Esse estudo ocorre devido a grande presença de visitantes no país com as Olimpíadas, assim como há dois anos atrás ocorreu com a Copa do Mundo.
Bento Gonçalves ficou reconhecida em âmbito nacional e internacional pelo cercado de colinas, vales e rios que integram a Rota dos Vinhedos. Os destaques da CNN à região são o amor que os bento-gonçalvenses tem pelo vinho. "Esse que vem de sua história como um dos centros da imigração italiana no Brasil no século 19", e complementa como um lugar que possui "vinícolas, cantinas, restaurantes butique, lojas de artesanato, estúdios de arte e locais que produzem queijo e outras comidas regionais".
E sobre as ruínas jesuíticas, a CNN destaca que a Rota das Missões leva o visitante a uma viagem ao passado, no século 17. "Para relembrar o trabalho dos padres da Companhia de Jesus em sua missão de evangelizar os nativos no sul do país". O texto ainda conta que a catedral de São Miguel foi construída durante 10 anos por centenas de índios guaranis.
As outras cidades apontadas na pesquisa da CNN são, Monte Roraima (RR), Canoa Quebrada (CE), Cataratas do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE), Pelourinho, Salvador (BA), Parque Tanguá, Curitiba (PR), Jardim Botânico de Curitiba (PR), Parque estadual do Jalapão (TO), Floresta Amazônica, Dunas de Genipabu (RN), Museu Imperial, Petrópolis (RJ), Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (PR), Gruta do Lago Azul, Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), Elevador Lacerda, Salvador (BA), Catedral de Brasília (DF), Chapada Diamantina (BA), Porto De Galinhas (PE).