Bento Gonçalves foi um dos 72 municípios gaúchos a aderirem ao programa do Governo Federal "Criança Feliz", apresentado na manhã desta segunda-feira, dia 10 no palácio Piratini, em Porto Alegre e que contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), Osmar Terra e da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori. O vice-prefeito de Bento Gonçalves Aido José Bertuol e o secretário de Habitação e Assistência Social, Márcio Pilotti também participaram da cerimônia.
Lançado em outubro de 2016, o Criança Feliz tem, entre os objetivos, apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil na primeira infância até os três anos. No caso de crianças em situação de vulnerabilidade ou de necessidades especiais, esse apoio poderá se estender até os 6 anos de idade. O programa ajudará também as mães e a família na preparação para o nascimento da criança, ainda na fase de gestação, e, posteriormente, com o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.
Bertuol destacou a característica do programa em dar atenção integral e intersetorial à primeira infância. “É de extrema importância Bento aderir ao programa, que será mais um auxilio para que as crianças tenham um acompanhamento adequado conseguindo se desenvolver e criar raízes. Ação que se integra aos outros projetos já desenvolvidos no município”, disse.