O Centro de Treinamentos da Serra Gaúcha, o CTBOM, inaugurado no dia 16 de Junho deste ano, recebe, desde o último domingo, dia 20, a sua primeira turma de alunos do Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar. Os alunos foram recepcionados pelo Major Sandro, comandante dos Bombeiros de Bento, e serão coordenados pela tenente Corrêa, Sgt Larruscain e Sd Bueno.
A turma é composta por 26 alunos, sendo três mulheres e 23 homens, que irão cumprir uma carga horária de aproximadamente 1395h, cerca de oito meses de curso, que será dividido em três módulos. Outra turma de 26 alunos será formada em Caxias do Sul.
Segundo o Sgt Larruscain o primeiro módulo é o mais curto. Como alguns dos alunos não vem de uma formação militar eles aprendem as bases do regimento militar – apesar dos Bombeiros já terem iniciado o processo de separação da Brigada Militar – “o primeiro módulo, é a parte básica, algumas noções de Bombeiro, algumas noções de direito, para eles terem uma noção, porque alguns não eram militares. Outros já vieram oriundos das Forças Armadas então já tem uma bagagem com relação ao militarismo”, destaca.
Nesse primeiro módulo os alunos irão ter, além das noções iniciais de um bombeiro, eles aprenderão as bases do regimentos militar, Hierarquia e Discilplina, ordem unida, e comportamento. Já no segundo módulo, os alunos terão aulas de noções de direito penal, direito administrativo, processual e militar.
No terceiro e maior módulo (cerca de 700h), os alunos partem para a prática. Nesse módulo eles terão todas as instruções voltadas para a formação de bombeiro, entre elas, o salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura e combate a incêndio. Segundo Larruscian, a maioria das aulas serão dentro do CTBOM, porém apesar de ter toda a estrutura necessária, algumas instruções serão fora do CT “algumas aulas como por exemplo o salvamento aquático eles irão pro litoral, salvamento terrestre, de repente pra outro local pra um rapel, eles sairão de dentro do CT, porque as aulas são práticas”.
Os alunos cumprem uma jornada de oito horas diárias, quatro de manhã e quatro à tarde, e tem toda a estrutura de alojamentos e salas de aula a disposição durante e após as aulas. A formação dos alunos deve ser concluída no final do mês de julho de 2017 e a expectativa é de que alguns deles fiquem na Serra e principalmente em Bento.