Memória LEOUVE

Bento: coleta de lixo é retomada e será regularizada no final de semana

Bento: coleta de lixo é retomada e será regularizada no final de semana

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorizou, no final da tarde desta sexta-feira, dia 9, a retomada da coleta de lixo em Bento Gonçalves, suspensa desde o meio dia da quarta-feira, dia 7, depois de uma inspeção do MTE que constatou irregularidades na empresa Transportes RN Freitas, foi retomada ainda nesta sexta-feira, dia 9, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smmam).

 

A decisão veio no final do turno, após a RN Freitas, empresa prestadora do serviço no município, ter atendido algumas medidas e cobranças feitas pelo Ministério para que a empresa pudesse retomar o serviço, já que após mais de 50 horas de interdição fizeram o lixo acumular nas calçadas e lixeiras da cidade.

 

A empresa se comprometeu a regularizar alguns itens identificados na fiscalização de quarta-feira, entre eles a disponibilização dos EPIs para todos os funcionários, a distribuição de água para motoristas e coletores durante a jornada de trabalho e o controle da velocidade dos veículos em no máximo 30 km/h quando estiverem com os coletores embarcados.

 

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Bárbara Zanatta, pelo menos três caminhões devem sair da empresa ainda na noite desta sexta e retomar a coleta do lixo orgânico preferencialmente o Centro da cidade e depois nos bairros “a previsão é o Centro e os bairros, daí vai se fazendo um cronograma pra recuperar o que perdeu nesses dias”.

 

Bárbara ressalta também que o problema maior está na coleta seletiva, que será retomada na semana que vem já com os veículos adaptados conforme exigência do MTE, e com menor envolvimento do coletor com o lixo “fundamental é o não manuseio do funcionário no lixo. Ele não manuseia o lixo, ele não acomoda o lixo, ele não se envolve com a distribuição do lixo no caminhão, quanto mais automatizado é o que o ministério quer” explica.

 

Apesar da liberação a empresa ainda terá de regularizar vários itens apontados pelos auditores durante a fiscalização e será monitorada semanalmente podendo voltar a ser interditada se assim MTE entender que algum item fora descumprido.