A prefeitura de Flores da Cunha, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Saúde, informa que os beneficiários do programa Bolsa Família devem obrigatoriamente realizar a pesagem de crianças e adolescentes ainda neste mês para manter o recebimento do auxílio. De acordo com o secretário de desenvolvimento social, Ricardo Espíndola Silva, conforme o regramento em vigência em todo o país, as pessoas que não realizarem a pesagem terão o benefício bloqueado.
Silva ressalta que a ação é obrigatória para as meninas e jovens na faixa etária inferior aos 18 anos e para meninos com até oito anos. Após essa idade, a pesagem passa a ser opcional. Durante o mês de outubro, aqueles que participam do programa e residem nas comunidades do interior (que não contam com Unidade Básica de Saúde) ou centro da cidade devem comparecer no Posto de Saúde Irmã Benedita Zorzi, nas sextas-feiras, das 10h às 12h, munidos do cartão Bolsa Família. Os beneficiários que residem em outros locais podem realizar a avaliação com a equipe de enfermagem da UBS mais próxima, em qualquer dia, no horário de atendimento normal, durante o mês de outubro.
A baixa procura das pessoas pela pesagem neste mês levou as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social a emitirem uma nota pública para alertar a população. A assistente social, Danielle Izé Balsemão Valentini, explica que o responsável pelo benefício (portador do cartão Bolsa Família) também deve realizar anualmente a atualização do Cadastro Único junto a sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) na Rua Ernesto Alves, 3051 – Bairro Aparecida. Os beneficiários que ainda não atualizaram seus dados neste ano devem realizá-lo até dezembro. O Cras funciona das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.