Memória LEOUVE

Bebê de cinco meses, morador de Caxias, morre de gripe A em Porto Alegre

Bebê de cinco meses, morador de Caxias, morre de gripe A em Porto Alegre

Um bebê de apenas cinco meses de Caxias do Sul morreu em decorrência de Gripe A. Ele não havia recebido vacina porque o grupo de risco só abrange crianças de seis meses a cinco anos de idade.

 

Ele chegou a ser transferido para atendimento no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, mas não resistiu e faleceu no dia 9 de maio. Ele morava no bairro Belo Horizonte, Zona Norte de Caxias e lutava pela vida desde o mês passado. 

 

Foi a terceira morte em decorrência do vírus H1N1 na cidade. 

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até quarta-feira, dia 25 de maio, em Caxias. 

 

Diante disso, as vacinas continuarão disponíveis nas 47 Unidades Básicas de Saúde do Município (UBSs), somente para pessoas que integram os grupos de risco.

 

Podem se vacinar gratuitamente pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias, trabalhadores de saúde, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

 

A decisão se deve em função do Município não ter atingido a meta estipulada pelo Ministério da Saúde nos grupos das crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos e gestantes.