Memória LEOUVE

Banco de Alimentos realiza sábado solidário neste final de semana em Caxias

Banco de Alimentos realiza sábado solidário neste final de semana em Caxias

Já é tradição. O segundo sábado do mês é dia de sábado solidário em Caxias. Desenvolvido pelo Banco de Alimentos, entidade criada em 2005 com o objetivo de combater o desperdício de alimentos, o sábado solidário arrecadou cerca de 80 toneladas de alimentos. Neste sábado, dia 14, cerca de 120 voluntários estarão em 41 mercados da cidade realizando mais uma edição do evento.

 

Segundo a nutricionista Daiane Sgorla, que atua como gerente técnica do Banco de Alimentos, o que é arrecadado no sábado solidário passa por uma triagem e depois é destinado às 81 entidades cadastradas junto ao programa. “O alimento que a gente recebe aqui não vai para a casa de ninguém, não vai para a pessoa física. Ele passa por uma triagem e vai para a entidade e é a própria entidade que faz a refeição, por isso é importante que nessa entidade tenha uma cozinha bem estruturada para fazer a refeição”, esclarece.

 

Daiane também destaca que o momento de crise pelo qual o país também afeta o trabalho no Banco de Alimentos. “Com a crise, as entidades também estão recebendo mais pessoas para atender e a gente precisa destinar mais alimentos e contar com a solidariedade das pessoas”, revela. Ainda conforme Daiane, atualmente o Banco de Alimentos auxilia as entidades a servir cerca de 8 mil refeições todos os dias.

 

O coordenador da entidade em Caxias, Assis Ferreira Borges, destaca que a arrecadação de abril foi recorde. Mesmo assim, o Banco de Alimentos ainda precisa de mais voluntários para enfrentar esse novo momento da economia brasileira. “Em abril, nós arrecadamos 9,3 mil kg de alimentos, mas a gente precisa de mais voluntários. Hoje atendemos 41 mercados e nossa meta é chegar a 50 para cumprir a demanda que temos”, explica.

 

Para ser voluntário do Banco de Alimentos é preciso ligar para o telefone 3211-5943. Depois, o voluntário é cadastrado e os profissionais do Banco de Alimentos acompanham o voluntário no primeiro dia de ação dele. Os voluntários trabalham em turnos: um fica no mercado das 9h às 12h. Outro assume das 12h às 16h e, se houver um terceiro, fica com o turno das 16h às 19h.