Os bancários de Bento Gonçalves vão aderir à paralisação nacional da categoria iniciada na terça-feira, dia 6, a partir da próxima quinta-feira, dia 8. A decisão foi tomada no início da noite da terça-feira, em assembleia do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (Seeb). Na terça, as agências bancárias de Bento atenderam normalmente, apesar da greve em todo país, após rejeitar a proposta feita pela Federação Nacional do Bancários (Fenaban).
O diretor do sindicato, Valdir Paese, afirmou que a categoria já havia sinalizado a adesão à greve anteriormente. “Nós fizemos uma assembleia na semana passada e foi decidido íamos fazer greve, mas íamos esperar hoje pra avaliar o movimento”.
A principal reivindicação da categoria é a reposição salarial de cerca de 14%, sendo 5% de ganho real, além de um auxílio creche e o fim das metas abusivas, porém a Fenaban chegou longe desse número.
Segundo Paese, a categoria pede 14,78%, mas a Fenaban oferece 6,5% e um abono. “Todo mundo já rejeitou isso aí, na proposta da semana passada já foi rejeitado”, afirmou.
Mesmo com a greve, a partir de quinta, os caixas eletrônicos e os postos avançados em lotéricas irão funcionar normalmente e a adesão total ou parcial ficará a cargo das agências.