Memória LEOUVE

Atividades de combate a hepatite ocorrem no sábado, dia 30 em Bento Gonçalves

Atividades de combate a hepatite ocorrem no sábado, dia 30 em Bento Gonçalves

Atividade para prevenção às hepatites virais, com oferta do teste rápido na Unidade Móvel ocorre no sábado, dia 30, das 9h às 16h, na Via Del Vino. O órgão que irá realizar as ações é o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Os interessados em realizar o teste, ele é gratuito e sigiloso, basta apenas apresentar o cartão SUS e um documento de identidade. 

 

A hepatite é uma doença silenciosa, por isso é importante o diagnótico precoce e na Serra Gaúcha a Hepatite B é endêmica, tendo maior incidência que as outras hepatites. A doença causa inflamação no fígado e pode ocorrer por vírus, uso de medicamentos, álcool e outras drogas. Ela nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece ocorre cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

A transmissão das Hepatites Virais B e C ocorre através de relações sexuais sem preservativo, de mãe para filho durante a gestação ou o parto, através do compartilhamento de material de higiene pessoal que possa ter sangue como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam, durante a realização de tatuagem e colocação de piercings, por transfusão de sangue contaminado (antes de 1992) e uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos).

 

Outro tipo é a cirrose hepática em que cerca de 20 a 50% dos casos são consequencias das hepatites B e C, sendo a última a primeira causa de transplante de fígado no mundo. A evolução das hepatites até a doença cirrose pode levar de 20 a 30 anos da doença.

 

Já a transmissão da Hepatite A é oral-fecal, através de alimentos e água contendo fezes de indivíduos infectados com a doença. A prevenção se dá através da lavagem das mãos, higienização correta dos alimentos ingeridos crus e, também, pela vacinação (crianças com 1 ano de idade – conforme calendário vacinal).

 

Durante o ano todo são oferecidos os testes rápidos para a doença, além de testes para HIV e Sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), mediante agendamento pelo fone 3453.2578, no SAE/CTA ou diretamente nas unidades de bairro.