Memória LEOUVE

Assembleia aprova reajuste salarial para servidores do Judiciário e Legislativo

Assembleia aprova reajuste salarial para servidores do Judiciário e Legislativo

Após seis horas de debates, a Assembleia Legislativa aprovou, na noite desta terça-feira (17), o projeto de reposição inflacionária de 8,13 % aos servidores do Poder Judiciário, Defensoria Pública, da Procuradoria-geral de Justiça, do Tribunal de Contas e do Legislativo. Os parlamentares também aprovaram, mais cedo, uma emenda do deputado Eduardo Loureiro (PDT) para que o reajuste retroaja a janeiro de 2016, e não a julho do ano passado, como queriam os servidores. O impacto financeiro das medidas, somadas todas as folhas salariais, deverá superar 120 milhões ao ano. Os textos dos aumentos de Judiciário e Defensoria Pública, primeiros a serem votados, tiveram 35 votos favoráveis e 14 contrários.

 

Após a votação do segundo projeto, referente à Defensoria, houve tumulto em plenário. O deputado Marcel Van Hattem (PP) ironizou as falas de deputados favoráveis aos reajustes. Pedro Ruas (PSol) e Regina Becker (Rede) reagiram e Álvaro Boessio (PMDB) intercedeu, em favor do progressista, o que gerou empurra-empurra e levou a presidente da Casa, Silvana Covatti (PP), a suspender a sessão por alguns minutos, até os ânimos se acalmarem.

 

Posteriormente, os deputados votaram a mesma recomposição para os servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Tribunal de Contas. Os projetos de lei também foram aprovados com 35 votos favoráveis e 14 contrários. O Legislativo teve 34 votos favoráveis e 14 contrários. 

 

Com informações do Correio do Povo