Memória LEOUVE

Arranjo produtivo lança projeto para fortalecer indústria

Arranjo produtivo lança projeto para fortalecer indústria

Projeto Incentivo Industrial Serra Gaúcha foi apresentado na noite de quinta-feira para mais de 200 empresários.Objetivo é fabricar localmente produtos que hoje são adquiridos fora do Estado

 

 

Com o objetivo de fortalecer a indústria local e reduzir a dependência por fornecedores de outros Estados e países, o Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA) lançou, no dia 29 de setembro, o  projeto de cooperação denominado “Incentivo Industrial Serra Gaúcha”. O foco do projeto é a atuação em parceria, a partir da constituição de clusters (grupos) entre empresas da área de abrangência geográfica do APL MMeA para incentivar a fabricação de produtos no Rio Grande do Sul em vez de adquiri-los fora do Estado ou do Brasil. O projeto do APL conta com incentivo do governo estadual, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

 

Mais de 200 empresários dos setores metalmecânico, material elétrico e eletrônico, plástico e de tecnologia de informação (TI) participaram do evento de lançamento, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. As indústrias devem preencher um questionário, o qual mostrará o nível de qualificação no que se refere à capacidade produtiva e aos processos que dispõem.

 

Com base nessas informações, que devem ser entregues ao APL MMeA até segunda-feira, dia 3 de outubro, será criado um ranking com 85 empresas, que serão auditadas pelo SEBRAE e receberão, se necessário, recomendações de melhorias. Posteriormente, as empresas que se enquadrarem nos critérios do projeto constarão em uma lista específica e estarão aptas a participar das negociações para fornecer os produtos solicitados pelas compradoras, denominadas no projeto como empresas-âncoras, através das parcerias a serem estabelecidas.

 

Inicialmente, as empresas selecionadas e integrantes do Projeto de Incentivo Industrial Serra Gaúcha vão atender à indústria dos segmentos automotivo; máquinas e equipamentos; agronegócio; e energia, petróleo e gás. Serão constituídos grupos cooperados para fornecimento de cinco diferentes produtos a cinco empresas-âncoras.