Aproximar sociedade e poder público é um dos desafios em Farroupilha

A série de reportagens especiais dos "Desafios 2020", relatando os problemas que as próximas administrações terão de enfrentar, nas cidades da Serra Gaúcha, chega a Farroupilha. Com ajuda da população foram elencadas algumas áreas de maior importância e que enfrentam problemas, dentre elas está a cidadania.

 

De acordo com o empresário Juarez Colombo, o principal desafio da cidadania em Farroupilha, é a aproximação da sociedade com o poder público e fazer com que a sociedade participe mais dos projetos da administração municipal.

 

“A cidadania é um conceito onde se envolve a sociedade e o poder público, ambas as partes têm participação para a construção de uma cidade melhor. O grande desafio do próximo prefeito é a maior participação na sociedade na realização dos projetos, quando a população participa ela se sente coautora, coparticipante e isso levaria a uma cidade melhor”, afirma Colombo. 

 

O empresário destaca que é a sociedade que muda os rumos e não o poder público. Para Juarez Colombo, é a troca de direitos e deveres, que devem ser cumpridos pelas duas partes, sociedade e poder público.

 

"São direitos que devem ser exigidos e os deveres que devem ser cumpridos, se cada um fizer sua parte nós teremos certamente uma sociedade melhor", destacou.

 

Ainda segundo Colombo, há uma evolução na questão cidadania, mas pode ser feito grandes coisas trabalhando em conjunto.

 

"Estamos evoluindo, basta observar nos parques, nas ruas e nas praças, mas é preciso que a comunidade caminhe junto com a administração, principalmente para manter as coisas funcionando e é preciso também que a comunidade seja exigente e cobre ações de seu candidatos", relata o empresário.

 

Para finalizar Juarez Colombo, pediu que as pessoas resgatem o espírito público, segundo ele o que é público precisa ser mais cuidado do que é privado, porque é de todos, se tivermos essa consciência os avanços serão melhores.