Memória LEOUVE

Após interditar setor da Marcopolo, MTE fará nova vistoria nesta quinta

Após interditar setor da Marcopolo, MTE fará nova vistoria nesta quinta

Após interditar parte do setor de montagem de ônibus da Marcopolo na empresa de Ana Rech, em Caxias do Sul, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fará uma nova vistoria na empresa durante esta quinta-feira, dia 6.

 

A fiscalização dos agentes se iniciou semanas atrás e, de acordo com a gerência regional do MTE, o principal problema foi a falta de segurança para os trabalhadores que atuam no sistema de montagem de casulo.

 

Conforme Vânius Corte, responsável pelo órgão na região, a empresa não fornece os dispositivos de segurança necessários para este tipo de trabalho.

 

“O problema maior é o trabalho em altura. A legislação prevê que qualquer trabalho realizado acima de dois metros seja considerado em altura e devem ser adotadas medidas de proteção. Colocação de plataformas, ou cinto de segurança, situações assim. Nesse procedimento não se identificou a presença dos dispositivos de segurança”.

 

Segundo Corte, um grande número de ocorrências chamou a atenção do órgão.

 

“Complicado ainda mais porque teve uma ocorrência grande de acidentes de trabalho no setor exatamente por queda de funcionários e de materiais sobre os trabalhadores. Esse foi o motivo da interdição”, completa o gerente do MTE.

 

A Marcopolo, procurada pela reportagem, irá se pronunciar apenas após a nova vistoria do Ministério que será realizada hoje. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, os problemas apontados foram solucionados e a metalúrgica aguarda os agentes para saber se pode retornar com os trabalhos no setor. 

 

Segundo o MTE, foram registrados 14 acidentes de trabalho neste setor nos seis primeiros meses de 2016.