Memória LEOUVE

Após greve, município deve apresentar nova proposta aos médicos do SUS em Caxias

Após greve, município deve apresentar nova proposta aos médicos do SUS em Caxias Após greve, município deve apresentar nova proposta aos médicos do SUS em Caxias Após greve, município deve apresentar nova proposta aos médicos do SUS em Caxias Após greve, município deve apresentar nova proposta aos médicos do SUS em Caxias
Após greve, município deve apresentar nova proposta aos médicos do SUS em Caxias

O município de Caxias do Sul deve apresentar nesta sexta-feira uma nova proposta para os médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul. A informação foi repassada pelo Secretário de Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho, durante uma reunião na Comissão de Saúde e Meio Ambiente na Câmara de Vereadores.

 

Conforme o Secretário, a nova proposta ainda está sendo formatada junto ao prefeito Daniel Guerra e outros servidores municipais. “O executivo está debruçado sobre o tema, muito preocupado com o problema e buscando alternativas que possam contemplar a classe médica sem comprometer nosso recursos municipais. Estamos tentando achar uma saída para isso, devo ter reuniões entre hoje e amanhã com o prefeito e procuradores do município para formatar uma proposta. Reconhecemos que a categoria ganha menos do que merece”, afirmou o Secretário. 

 

A nova proposta deve trazer novidades em relação à incorporação da parcela autônoma de R$ 2.100,90 aos profissionais que pedirem a redução da carga horária de 20h para 12h. Essa proposta havia sido apresentada pelo Sindicato dos Médicos ao longo das negociações, mas havia sido descartada pelo poder público. Agora, o Sindicato dos Médicos pede o piso nacional de R$ 13.847,00, referente ao piso salarial estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A questão do cumprimento da carga horária e do registro do cartão-ponto já está superada.

 

O presidente do Sindicato dos Médicos, Marlonei dos Santos, declara que a categoria entende a dificuldade em pagar esse valor na realidade atual e que está disposta a negociar para que o aumento do salário ocorra de forma gradual. “Nós estamos pedindo 13,8 mil. Eu sei que isso não dá para pagar no mês que vem, ninguém é ingênuo. Mas pode vir uma proposta dizendo: ‘e até o final do governo vocês aceitam? Ou com um aumento a cada seis meses, como está fazendo o estado”, argumentou. 

 

Marlonei comemorou o encontro da tarde de hoje , mas ressaltou que ainda não há nenhuma nova proposta. “Essa reunião foi importante. Foi a primeira que tivemos com a autorização do prefeito, mas ainda não veio nenhuma proposta nova. Ele está prometendo para amanhã, tomara que venha”, disse.

 

Se formalizada, a nova proposta do município deve ser apreciada pelos médicos do SUS em assembleia na próxima segunda-feira. Independentemente da proposta, os profissionais voltarão ao atendimento normalmente na próxima segunda-feira, dia 27.