
O município de Caxias do Sul deve apresentar nesta sexta-feira uma nova proposta para os médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul. A informação foi repassada pelo Secretário de Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho, durante uma reunião na Comissão de Saúde e Meio Ambiente na Câmara de Vereadores.
Conforme o Secretário, a nova proposta ainda está sendo formatada junto ao prefeito Daniel Guerra e outros servidores municipais. “O executivo está debruçado sobre o tema, muito preocupado com o problema e buscando alternativas que possam contemplar a classe médica sem comprometer nosso recursos municipais. Estamos tentando achar uma saída para isso, devo ter reuniões entre hoje e amanhã com o prefeito e procuradores do município para formatar uma proposta. Reconhecemos que a categoria ganha menos do que merece”, afirmou o Secretário.
A nova proposta deve trazer novidades em relação à incorporação da parcela autônoma de R$ 2.100,90 aos profissionais que pedirem a redução da carga horária de 20h para 12h. Essa proposta havia sido apresentada pelo Sindicato dos Médicos ao longo das negociações, mas havia sido descartada pelo poder público. Agora, o Sindicato dos Médicos pede o piso nacional de R$ 13.847,00, referente ao piso salarial estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A questão do cumprimento da carga horária e do registro do cartão-ponto já está superada.
O presidente do Sindicato dos Médicos, Marlonei dos Santos, declara que a categoria entende a dificuldade em pagar esse valor na realidade atual e que está disposta a negociar para que o aumento do salário ocorra de forma gradual. “Nós estamos pedindo 13,8 mil. Eu sei que isso não dá para pagar no mês que vem, ninguém é ingênuo. Mas pode vir uma proposta dizendo: ‘e até o final do governo vocês aceitam? Ou com um aumento a cada seis meses, como está fazendo o estado”, argumentou.
Marlonei comemorou o encontro da tarde de hoje , mas ressaltou que ainda não há nenhuma nova proposta. “Essa reunião foi importante. Foi a primeira que tivemos com a autorização do prefeito, mas ainda não veio nenhuma proposta nova. Ele está prometendo para amanhã, tomara que venha”, disse.
Se formalizada, a nova proposta do município deve ser apreciada pelos médicos do SUS em assembleia na próxima segunda-feira. Independentemente da proposta, os profissionais voltarão ao atendimento normalmente na próxima segunda-feira, dia 27.