Memória LEOUVE

Após cinco anos como vice, Michel Temer toma posse como Presidente do Brasil

Após cinco anos como vice, Michel Temer toma posse como Presidente do Brasil

Após a votação que selou o impeachment de Dilma Rousseff, o então presidente interino Michel Temer (PMDB) tomou posse oficialmente na tarde desta quarta-feira, dia 31, como novo Presidente da República. A posse foi dada pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL).

 

Na cerimônia, que ocorreu no plenário do Senado, Temer leu um juramento em que se compromete a defender e respeitar a Constituição. Depois do juramento, foi lido o termo de posse que formaliza peemedebista como novo presidente. Temer fica definitivamente na Presidência da República até 31 de dezembro de 2018, quando termina o mandato.

 

No discurso de despedida, Dilma voltou a atacar o processo que a destituiu. Ela, no entanto, disse que seguirá na política. “Estou certa que a interrupção deste processo pelo golpe de Estado não é definitiva. Nós voltaremos (ou eu ou outro). Voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano", garantiu. 

 

Na continuação do discurso, a ex-presidente ainda voltou a garantir sua inocência. "Saio da Presidência como entrei: sem ter incorrido em qualquer ato ilícito; sem ter traído qualquer de meus compromissos; com dignidade e carregando no peito o mesmo amor e admiração pelas brasileiras e brasileiros e a mesma vontade de continuar lutando pelo Brasil", disse Dilma.

 

O presidente Michel Temer tomou posse e realiza uma reunião ministerial no final da tarde. No início da noite desta quarta-feira ele viaja à China.