Memória LEOUVE

Anvisa proíbe comercialização de lotes de Rivotril, Lexotan e Alprazolam

Anvisa proíbe comercialização de lotes de Rivotril, Lexotan e Alprazolam

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição e a comercialização de três lotes de calmantes de venda controlada, após a decisão publicada na segunda-feira, dia 22, no Diário Oficial da União. Foram apontadas falhas em testes ou problemas nas embalagens dos produtos. 

 

Os lotes suspensos são o RJ0792 e RJ0899 do Rivotril (Clonazepam), com comprimidos de 0,5mg, o lote RJ0613 do Lexotan (Bromazepan), de 6mg, o Alprazolam, fabricado pela EMS de lote 812594, com 15 comprimidos de 1mg.

 

De acordo com a determinação da Anvisa os medicamentos fabricados pela indústria farmacêutica Roche tiveram resultados que simulavam a absorção dos comprimidos pelo organismo e constataram insuficiência desse mecanismo. E no caso do fabricado pela EMS, o que pode ter acontecido é o erro de dosagem dos medicamentos embalados.

 

Em nota a Roche declarou que "conduz testes rigorosos para assegurar a eficácia, segurança e qualidade dos medicamentos" e contatou a Anvisa para apresentar os dados.  

 

Já a EMS em nota esclareceu que comunicou previamente a Anvisa sobre o problema com o lote e iniciou o recolhimento dos medicamentos em junho. E ainda ressalta que segue rigorosos padrões de qualidade.