Memória LEOUVE

Alunos promovem shows, palestras e aulas abertas durante ocupação do Cristóvão

Alunos promovem shows, palestras e aulas abertas durante ocupação do Cristóvão

A maior escola estadual de Caxias do Sul está ocupada pelos alunos. O Cristóvão de Mendoza amanheceu sob domínio dos estudantes, que atendem telefones e coordenam as ações ao longo do dia.

 

Ao invés de aula, a entrada nesta segunda-feira teve show. A banda Maracatu, em apoio aos estudantes, fez uma apresentação em frente ao portão principal do estabelecimento de ensino às 7h deste segunda-feira, dia 23 de maio.

 

Mais tarde, aconteceu uma aula sobre o ENEM para alunos do terceiro ano. As aulas extras são abertas a todo o público e são ministradas por professores que se dispõe a ir ao colégio lecionar.

 

A coordenadora de comunicação do movimento Ocupa Cristóvão, Priscila Rodrigues, revela que as pautas de reivindicação do movimento são unificadas, mas que há pedidos específicos para cada escola. 

 

"As reivindicações no Cristóvão têm pautas individuais. O auditório está interditado há quatro anos. A escola foi beneficiada no Programa de Necessidades do governo, mas até agora não recebeu recursos. A estrutura está sucateada. As salas estão com rachaduras. Tem estrutura de wifi e tablets, mas que não foram dados aos alunos", justifica.

 

Uma série de atividades está prevista para a tarde durante a ocupação. Serão promovidos seminários debates e até advogados estarão na escola para conversar com os alunos.

 

"Estamos postando na página oficial no Facebook do Ocupa Cristóvão sobre as palestras e o sarau que teremos à tarde. A programação conta com a presença de advogados para falarem sobre os direitos do estudante", finaliza Priscila.  

 

Não há previsão quanto ao término da ocupação. 

 

Ouça a entrevista completa com a coordenadora de comunicação da ocupação do Cristóvão