Memória LEOUVE

Agronegócio é tema de encontro em Carlos Barbosa

Agronegócio é tema de encontro em Carlos Barbosa

O Brasil, que já tem um destaque no cenário internacional na produção e exportação dos principais produtos alimentares, como frutas, carne, café e outros grãos, deve se consolidar nestas cadeias produtivas nas próximas décadas. É o que afirma um dos palestrantes da terceira edição do Encontro Parceiros do Agronegócio, Glauco Schultz. O evento ocorre no Balneário Navegantes, em Carlos Barbosa, nesta quarta-feira, dia 27,e é promovido pelo Sicredi.

 

Ainda conforme Schultz, existe também um movimento de mudança do conceito de qualidade dos alimentos, em que surgirão possibilidades dos agricultores ofertarem uma diversidade de produtos com alto valor agregado, como a alta gastronomia, os produtos orgânicos e com indicações geográficas.

 

 

“Existem uma série de alternativas, de oportunidades de mercado que o produtor pode lançar mão utilizando os ativos de produção que existem atualmente no âmbito da propriedade, ou seja, terra, infraestrutura para a produção, mão de obra”, afirma Schultz, ao destacar que estes são mercados muito interessantes.

 

 

O encontro reúne pautas em comum de entidades da região com foco o desenvolvimento do agronegócio aliado à sustentabilidade. Na Serra Gaúcha, o gerente regional de desenvolvimento de negócios do Sicredi, Marcos Antonio Citolin, ressalta o predomínio da fruticultura e lembra das dificuldades climáticas enfrentadas pelos produtores no ano passado e ressalta as projeções de melhora no cenário para o próximo ano.

 

 

“Nós enquanto Sicredi somos apoiadores, independente do momento, somos apoiadores buscando desenvolver os produtores, dar acesso aos créditos, buscando dar orientação financeira adequada para que ele faça o melhor negócio e de seu melhor negócio consiga extrair a melhor produtividade, a melhor forma de gerar renda na sua propriedade”, finaliza.