Memória LEOUVE

Agentes do Aeroporto de Caxias intensificam revista em eletroeletrônicos

Agentes do Aeroporto de Caxias intensificam revista em eletroeletrônicos

Seguindo determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os agentes do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, devem revistar de forma mais rigorosa os passageiros e bagagens que estiverem portando e/ou contenham equipamentos como notebooks, smartphones, câmeras fotográficas entre outros a partir desta segunda feira, dia 18.

 

A fiscalização pode acontecer em local reservado ou público, a critério do passageiro e agentes e com a presença de testemunha. Se houver negativa por parte dos viajantes, além deste ser proibido de ingressar na área de embarque, a Polícia Federal pode ser acionada.

 

Segundo o administrador do aeroporto regional, Marcos Arguelles, além do rigor, a proporção de pessoas a serem revistadas individualmente aumentou.

 

A determinação é obrigatória para todos os aeroportos do Brasil. Esta medida, que já era adotada em todos os voos internacionais, agora é indispensável em voos domésticos.

 

“A revista é obrigatória em todos os dispositivos móveis. O índice de inspeção atual é de que a cada vinte passageiros, um é inspecionado toda a bagagem e o passageiro. Os agentes vão examinar o equipamento eletrônico e os objetos pessoais. Só o equipamento. A frequência de inspeção total será, agora, de cinco para um”, salienta.

 

Ou seja, a cada cinco passageiros, um vai passar pela revista completa no Hugo Cantergiani.

 

De acordo com informações de Arguelles, esta ação da Anac não tem relação com a proximidade dos Jogos Olímpicos, mas é uma ação preventiva contra atentados terroristas devido a frequência com que estão acontecendo.