Memória LEOUVE

Adolescente de 16 anos lança livro de suspense em Caxias

Adolescente de 16 anos lança livro de suspense em Caxias

 

Uma dupla de irmãos, Augusto e Érika, investigam um “lar” de mortos onde poucos conhecem. O local é considerado secreto e está sob a responsabilidade de um senhor sábio, e que tem estreita relação com a morte. Assim é a história do livro “O Cemitério Misterioso”, obra de estreia de Gustavo Tamagno Martins, adolescente caxiense de 16 anos, que enveredou para o lado da literatura.

 

 

Gustavo é estudante da Escola Estadual Santa Catarina e tem como seus hobbys ler, escrever, fotografar e fazer gravações. Morador do bairro Parque Alvorada, divisa com Flores da Cunha. Realizou o sonho de escrever a publicar um livro ainda naquela que pode ser considerada a fase mais criativa da vida, a adolescência.

 

 

Fã dos escritores brasileiros Flávio Luis Ferrarini, Uili Bergamin e Maristela Deves, Gustavo também aprecia a escritora britânica Agatha Christie e do norte-americano Stephen King.

 

O livro “O Cemitério Misterioso”, será lançado no próximo mês de fevereiro, pela editora Virtua, na Revistaria e Cafeteria Prazer de Ler, no Shopping Pratavieira, o dia ainda será definido . E um primeiro momento apenas 100 exemplares serão colocados a venda, número que poderá ser ampliado de acordo com a resposta dos leitores.

 

 

A reportagem do Portal Leouve conversou com o jovem escritor. Acompanhe o bate papo:

 

 

Leouve – Como tu imagina que vai ser a recepção das pessoas em relação ao livro? Existe um público alvo?

 

Gustavo – Então, comecei escrevendo a história me inspirando no público infanto-juvenil, juvenil e adulto, pois as reflexões que nele coloquei servem para todos os gêneros, pois no cemitério onde aprendemos as melhores lições da vida; nele entram novos, velhos; sãos e doentes. Espero que a recepção seja boa e o público leitor consiga captar as mensagens e fazer dele, além de uma aventura, um aprendizado.

 

 

 

 

Leouve – O escritor Stephen King escreveu Cemitério Maldito e outros livros do gênero, alguma influência desse livro que também virou filme, sucesso entre adolescentes na década de 80?

 

Gustavo – Também, mas o Stephen King escreve mais no gênero de terror, no meu livro O Cemitério Misterioso, eu optei por escrever uma história de suspense e aventuras que ao mesmo tempo faça o(a) leitor(a) refletir sobre questões como a morte e aproveitar a vida, algo importantíssimo nos dias atuais.

 

Leouve – Como é se tornar escritor em um mundo onde hoje a maioria dos jovens da sua idade querem sair, namorar ou ser um Youtuber?

 

Gustavo – Se tornar um escritor em mundo como hoje, é um obstáculo enorme. Muitas pessoas estão se desapegando da leitura e de fazer o bem, mas ainda acredito que estes são os princípios para a mudança no mundo, que deve começar por cada um. Escrever um livro, além da realização de um sonho, foi uma das formas a quais vi possíveis para começar a mudar o mundo por mim. Usei de um provérbio japonês para me incentivar: “Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”

 

Leouve – Quanto tempo voce demorou pra escrever o livro?

 

Gustavo – Comecei a escrever e a pensar em Outubro/2016 e terminei em Dezembro. Foram 3 meses, escrevendo, formulando, trocando ideias com minha irmã de 11 anos, que mesmo pequena me inspirou e me ajudou; assim como Augusto e Érika, personagens do livro.