Memória LEOUVE

700 quilos de vidro foram recolhidos e aproveitados após Jantar sob as Estrelas

700 quilos de vidro foram recolhidos e aproveitados após Jantar sob as Estrelas

Pela primeira vez na edição de 2017, o Jantar Sob as Estrelas, promoção do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia de Caxias e Região, com apoio do Ibravin e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, contou com uma ação de sustentabilidadAlém de oferecer opções gastronômicas de mais de 25 empreendimentos, apresentou a preocupação com a destinação e reaproveitamento das garrafas de vidro descartadas. A iniciativa foi possível por meio de parceria entre os organizadores do evento e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bento Gonçalves (SMMAM) com a multinacional Verallia.

 

A iniciativa permitiu o recolhimento de mais de 700 quilos de vidro que foram encaminhados diretamente para a RN Freitas, empresa responsável pela reciclagem do município. A ação poupou uma etapa do processo de reaproveitamento.

 

 

“É uma inciativa que fortalece a união de vários segmentos, entidades públicas e privadas, fazendo disso um estímulo para que se desenvolvam cada vez mais eventos e ações sustentáveis. A ideia serve de exemplo para outros organizadores”, avalia o gerente de Promoção de Mercados Interno e Externo do Ibravin, Diego Bertolini.

 

 

Ao longo do percurso em que aconteceu o Jantar Sob as Estrelas havia oito toneis para descarte, coletores individuais nos empreendimentos participantes, além de garis fazendo o acompanhamento. A equipe da SMMAM também estava em um guichê prestando informações referentes a reciclagem. O vidro é o único material no mundo 100% reciclável, ou seja, todo vidro vira vidro de novo, com as mesmas características e qualidade de uma embalagem com matérias-primas originais.

 

“Foi um evento muito bonito e limpo. O recolhimento de vidro em toneis trouxe um resultado bem positivo, que correspondia a nossa expectativa. Esperamos repetir a parceria em projetos futuros, implantando, quem sabe, pontos fixos de recolhimento exclusivo para vidros no município”, pontua a secretária-adjunta de Meio Ambiente Bárbara Zanatta.

 

Realizado anualmente durante a programação do Bento em Vindima, o Jantar Sob as Estrelas teve a presença de mais de cinco mil pessoas.

 

As vantagens da reciclagem de vidro*:

– Economia energética: o vidro da reciclagem derrete a uma temperatura menor e mais rápido do que quando utilizada a fusão de matéria-prima original.

– Co²: por gastar menos energia, a emissão de gás carbônico é menor.

– Economia de recursos naturais: cada tonelada cúbica de vidro reciclado reduz em 1,2 tonelada cúbica o uso de matéria-prima básica.

– Menor desperdício: com o recolhimento de vidro para reciclagem, menos uso é feito de aterros e incineradores, o que resulta em racionalização do espaço para detritos.

– Durante a reciclagem do vidro, não há nenhuma perda de material.

– Diminui e torna mais eficaz o uso das matérias-primas originais na produção.

 

*Fonte: Verallia